COMEÇAR A INCLUIR A CONFECÇÃO DE PRODUTOS RECICLADOS (E, POSTERIORMENTE, OUTROS TAMBÉM) NO MEU DOCE LAR ATELIÊ! I Vida de Artesã

Bom dia, comadres!!!
"Um dos versículos que mais falam ao meu coração, enquanto artesã, é justamente um que está em Pv31.13, que diz que a mulher virtuosa faz seus trabalhos manuais com dedicação e boa vontade. E onde diz "de bom grado" eu tomo, com todo o respeito e reverência à Palavra de Deus, a liberdade de ler nas entrelinhas: "com todo amor e carinho".
Louvo à Deus pelos meus dons. Louvo à Ele que tem me dado a oportunidade e os recursos para desenvolver minha arte e com ela alegrar e abençoar pessoas. 
Sim, porque eu acredito que alegrar alguém é uma forma de abençoar também.
Seja profissionalmente ou não, uma mulher que faz algo com suas próprias mãos - seja um agasalho para aquecer os filhos nos dias frios, seja um presente romântico para seu esposo, seja um artigo decorativo e útil à organização de sua cozinha - está contribuindo não somente com os outros, mas consigo mesma.
Um mulher que faz algo com suas próprias mãos, se sente útil, capaz, produtiva e, sobretudo, condizente com um grande aspecto do que se deve ser uma verdadeira mulher virtuosa!"

Meu Doce Lar


E já não era sem tempo, vocês não acham? :-)
Um conselho: preparem um gostoso cafezinho (e me convidem para acompanhá-las, se possível! rs), sentem-se confortavelmente, que lá vem conversa... e vocês sabem que eu falo muuuuuuito! rs



Eu pensei, pensei e pensei, e depois de muito conversar com algumas amigas-artesãs - entre elas, as minhas queridas PaulaElda e Aline, que são três super profissionais, artesãs de mão cheia que fazem variados tipos de trabalhos! -  decidi contrariar a máxima de que os cursos de administração do trabalho artesanal nos orienta (e eu até entendo e respeito o porquê de eles nos orientarem assim) e ouvir meu coração e minhas múltiplas inclinações artísticas e ampliar meu leque de segmentos na confecção das minhas peças. E seja o que Deus quiser!!! rs

Fato é que por mais que minha principal matéria-prima de trabalho seja o MDF (que amo de paixão!!!), conforme vocês já sabem, confesso que não é de hoje que me sinto um tanto frustrada em limitar minha arte, comadres, e não acho justo, partindo do princípio que não devemos engavetar os dons que Deus nos deu, não é mesmo?

É claro que existe aquela questão que não conseguimos ter absoluta excelência em tudo, mas creio também que tudo vai do aprimoramento, do amor e da dedicação, não é verdade? E das tentativas, experiências, porque as coisas nem sempre são definitivas.

Então eu decidi parar de ouvir o que estudiosos da administração artesanal me ditam - embora eu respeite e admita que estou sendo muito bem orientada no que diz respeito às outras questões do meio artesanal - e ouvir meu coração, que me pede que aos pouquinhos eu vá ampliando meus segmentos artesanais, na medida do meu conhecimento - e do que eu tenho que aprimorá-lo, claro - e, especialmente, gosto.
E, claro, sempre levando em consideração algo que acho mais que essencial no meu trabalho artesanal: buscar associar o decorativo ao utilitário, por mil e um motivos. Entre eles, porque a questão econômica do país pede isso e, creio eu, artesã nenhuma pode se dar ao luxo de fechar os olhos para esta situação.

E para brindar minha adesão, vamos dizer assim, rs, ao universo das diversas artes (mesmo em doses homeopáticas, porque, repito, minha matéria-prima principal de trabalho é o MDF e, provavelmente, são mais trabalhos em MDF mesmo que vocês estarão vendo por aqui), estou incluindo esta postagem na blogagem coletiva lá do criativo 1 Projeto por Mês, da Poções de Arte. Tim-tim!!!


Em tempo: ainda tenho muuuuuuito o que conversar com vocês, comadres, sobre o que falamos aqui hoje, ok? ;-)

O revestimento de tecido em caixas de sapato é algo que fiz há muuuuuuuuitos anos atrás, quando mal tinha começado a trabalhar no ramo artesanal ainda. Foi por uma questão de precisar de uma peça para organizar alguns produtinhos de maquiagem que eu tinha e estavam pra lá de bagunçados na gaveta da minha penteadeira, dançando de lá pra cá. Queria algo para não engavetar, para ser útil e decorar também.

Esta caixa, por exemplo, foi uma encomenda, que me transportou para aqueles muitos anos atrás... Como eu ainda não tenho especialidade nesta área - mas gostei tanto que já estou esboçando outros trabalhos para ir praticando), me propus a atender o pedido da minha cliente, Ana Cláudia, mas levando em consideração 2 questões: eu não cobraria e se ela gostasse, ficaria como presente. 
E foi o que fiz.
Se ela gostou? Sim, graças à Deus, e eu fiquei muito feliz, entusiasmada e estimulada!

Agora, vamos parar de conversa e vamos à peça, minhas lindas? Mas olhem com bons olhos porque é a primeira que faço depois de ter feito uma única outra há aaaaaaaaaanos atrás, ok? ;-)
Só mais um detalhe, a rosa que apliquei é de confecção própria, viu, comadres? Uma delícia de fazer! Imagino que vocês já saibam como ela é confeccionada, mas caso alguém ainda não saiba, só dizer nos comentários que preparo um PAP bem bacana, tá?

Meu Doce Lar

Meu Doce Lar

Meu Doce Lar

Meu Doce Lar


Vocês gostaram da peça, minhas queridas?
Agora, uma perguntinha às comadres-artesãs: "Vocês são a favor de nos direcionarmos à um só nicho artesanal ou ampliarmos nossas técnicas? Como vocês costumam trabalhar?"

Abençoado final de semana e vamos lá visitar os blogs participantes desta blogagem coletiva tão bacana, comadres!!!
Aos pouquinhos, vou atualizando os links de cada blog participante, ok? ;-)

"Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos." (Pv31.13)

* * * * * 

Cliquem AQUI para curtir a página do Meu Doce Lar Ateliê lá no Facebook, comadres! 
Lá, vocês vão encontrar a vitrine das peças, PAP's, imagens do meu cantinho de artesanato, comprinhas de materiais e ainda, na medida do possível, estarei interagindo em tempo real! 
Espero por vocês! ;-) 

* * * * * 

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!

26 comentários:

  1. Que lindeza!
    Você realmente tem o dom, parabéns!

    Beijos

    http://casacomigopontocom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, minha querida!
      E vc o dom de nos faz sentir felizes!!! :D
      Obg minha querida!

      Bj grande. Deus te abençoe! <3

      Excluir
  2. Adorei, amiga!
    Eu gosto de trabalhar com diversas técnicas e materiais. Já tentei deixar o EVA para me dedicar ao feltro e aos tecidinhos, mas é algo que gosto de fazer e me dá uma infinidade de oportunidades e criações.
    Não vou dizer que seja fácil, pois cada técnica exige um tipo de material e ferramentas, mas com jeitinho e carinho a gente se organiza, né.
    Eu já pensei em afunilar meus trabalhos e fazer uma coisa só: bonecos de tecido, bichinhos em feltro, guirlandas... mas gosto de tudo, rsrs. E não me vejo "obrigada" a me limitar e tenho lidado bem com isso.
    Vou na onda das clientes... mas não faço de tudo. Só o que gosto mesmo!
    Bjinhos p vc e suas comadres!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaaaaaaa...
      Sabe que ontem mesmo entreguei uma encomenda de lembrancinha, que vou postar dentro de alguns dias, num estilo que nunca fiz? E amei!
      Sabe, estou muito mais feliz e me sentindo mais realizada agora, que estou abrindo mais o meu leque de criações. E, como vc, claro, dentro do que eu gosto, que me identifico! ;-)

      Bj grande, comadre!!! <3

      Excluir
  3. Ah, esqueci de dizer: a caixa ficou lindinha sim! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu como você já sabe Karin, trabalho com várias técnicas, acho que o ideal é sim ficar com uma única área, porém, nós que somos apaixonadas por arte é bem complicado escolher só um ramo de trabalho.
    Desejo muito sucesso para você e se me permite te dar uma dica, tenha sempre em mente as peças que você pretende fazer na hora de comprar os materiais, porque tem muitas coisas que já comprei por achar fofo e acabo demorando demais para usar.
    Faça sempre uma lista e siga ela a risca para não cair em tentações e acabar acumulando muita coisa em casa.
    Tenho certeza que irá dar certo, você tem muito talento, beijos em você e no Gabriel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulaaaaaaaaaaaa...
      Eu permito todas as dicas, minha querida, pois sei que tenho muito a aprender com vc! :-)
      Importante, isso, né, pq daí não perdemos o foco e nem investimos dinheiro em materiais que iremos demorar a utilizar e, de repente, nem utilizaremos também.

      Amém, amiga, e eu creio!
      Está tudo bem aí agora? Espero que sim. Sds de vc e dos seus vídeos!
      Bjs pra vc e para o seu Gabriel também!!! <3

      Excluir
  5. Olá querida! O que é isso! Belíssimo trabalho! E claro que sim! PAP PAP PAP. Pap dessa linda rosa! Vai me chamar que eu quero ver! Olha, quem te disse isso? Se você recebesse cinco talentos, o que faria com eles? Correria num banco internacional e os investiria para que te rendesse muitos outros ou os guardaria numa caixinha debaixo da sua cama? Fazendo uma alusão grosseira a Bíblia, Se você foi cumulada de muitos dons, tem mais é que explorá-los e expô-los ao mundo! Eu não me considero uma artesã, mas sempre procuro formas de diversificar as artes, quais sou admiradora, Vejo a arte do meu angulo e acredito que tudo seja arte. Claro que se você praticar muito determinada coisa, você se tornará expert. Mas eu não me preocupo com isso, já que tudo que crio, que sai das minhas mãos, é uma eterna brincadeira e faço por hobby. Deixo-te depois deste jornal, um simples conselho: Faca aquilo que teu coração mandar e que tua mente reconhecer como bem/bom! Grande beijo!
    ❂✿ Blog Solzinha Artes ❂✿–
    ❂✿– –Grupo de Divulgação SCC Blogueiros ❂✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solllllllll... que incrível, vc é! Estou encantada com seu jeitinho!!! :D
      Vc está certa; que engavetar nossos talentos, que nada! Claro, devemos sempre colocar o bom senso à frente, né, para não perder o foco.
      E eu fiquei encantada com suas criações!!!

      Conselho mais do que aceito, postagem do PAP da rosa já anotadinho e, por favor, me escreva sempre esses adoráveis "jornais", como vc disse" <3
      Amei sua visita e será sempre esperada, viu?
      Bj grande e que Deus te abençoe! <3

      Excluir
  6. Olá minha querida amiga!
    O trabalho está lindo, com carinho e capricho como tudo que você faz. Parabéns e bem vinda a esse projeto que eu adoro participar. Feliz por você estar dentro. Rsrs.
    Quanto ao assunto abordado, eu estou pensando muito nisso ultimamente. Estou me preparando para realmente virar um empreendedora criativa, ganhar dinheiro com artesanato e entrei em grupos que estão me ajudando muito, mas estou esbarrando nesta questão de apenas um nicho, um artesanato como carro chefe. Como eles dizem temos que desapegar, mas não é tão simples assim. Esse assunto rende amiga, e concordo e discordo de você em alguns pontos, mas o espaço é curto para conversarmos sobre isso aqui.
    Peçamos a Deus sabedoria e discernimento para tomar as melhores decisões.
    Desejo um fim de semana abençoado e cheio de alegrias!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Linda a caixa! Nem parece ser de sapato!
    Parabéns!
    A decoração super delicada e elegante.
    Já levei o seu link!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi Karin, adorei o seu trabalho, linda participação. Você sabe que o meu negocio é jardinagem, mas como sou estilista, adoro fazer almofadas, cortinas e alguns trabalhos artesanais, e acho que quanto mais diversificar os trabalhos mais enriquece na arte.
    Beijos e um abençoado fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi Karin ! Concordo com vc, o que fazemos com nossas mãos tem um valor mais que especial, pois o amor e carinho que colocamos é sem igual. Bem acho que quando vc se dedica a algo em específico a tendência é ir se especializando e ficando cada vez melhor... mas se aventurar em outras artes também é muito bom, pois podemos descobrir nossos talentos. Eu faço de tudo um pouco, acabo que não sou especialista em nada, mas gosto de experimentar artesanatos diferentes...
    Ficou lindo e delicado teu trabalho ! Amei !!
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  10. Oi Karin! Adorei a caixinha, ficou muito linda e charmosa, a flor é bem bonita e delicada ; -)
    Parabéns pelo talento!
    Me atrasei mas consegui postar o meu projeto, levando o seu link!
    Beijão!
    Ene ♡

    ResponderExcluir
  11. Oi Karin! Acho, que é minha primeira vez aqui, no teu blog. Eu também gosto de falar (escrever), me empolgo e faço um discurso daqueles!
    Adorei o tecido que escolheste e ficou muito legal a tua caixa! Tenho uma pasta no Pinterest chamada "Cartonagem". Adoro trabalhos com caixas, papéis, etc. Não fiz nada ainda, mas pretendo.
    Bom começo de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  12. olá Karin boa noite,adorei a caixa muito linda bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Karin!
    Seja bem-vinda neste Projeto! Reutilizar materiais que seriam descartados é sempre uma ótima ideia, ainda mais quando com uma linda combinação de materiais como esta. O tecido é lindo, assim como a rosa, a renda e os aviamentos usados. Tem até divisórias! Impossível a cliente não gostar.

    Quanto ao assunto abordado, eu acho que tem os dois lados - temos que fazer o que gostamos procurando cada vez melhorar, porém várias pessoas gostam de outros materiais e assim podem investir nessa parte. Porém, quando se começa a pular de um galho a outro, visando retorno e resultados rápidos, não vejo consistência, perseverança e muitos artesãos acabam pecando nisto. Em vez de se especializarem no que sabem ou gostam, acabam procurando resultados rápidos em outros nichos e não vindo, acabam se frustrando.

    Atualizando agora, obrigada por participar.
    Abração e ótima semana.

    ResponderExcluir
  14. Karin, tua caixinha ficou um espetáculo! Nem vem me dizer que não tens prática, rs! E quanto a rosa, quero PAP siiiim! rs Eu tb não me conformo em não saber fazer tudo e por isso tento até conseguir, sou teimosa mesmo. rs Parabéns pelo projeto e que venham muitos outros em áreas diversas! Beijos e aproveito pra levar seu link.
    Blog Ana Laura Artes
    Grupo SCC Blogueiros
    Grupo Projeto 52 Semanas
    1 Projeto por Mês – Fevereiro – Garrafas Decoradas

    ResponderExcluir
  15. Olá Karin querida, seja muito bem vinda ao projeto!
    Adorei a sua postagem, mas, preciso dizer que de cara você me emocionou colocando um versículo da Bíblia que eu não conhecia: que fala de nós: esposas, mulheres, trabalhadoras e "arteiras".
    Sempre me senti frustada quando eu não conseguia produzir algo com as minhas mãos, e achava que isso era simplesmente coisa da minha cabeça, mas, ao ler a sua postagem, percebi que não: era simplesmente o dom que Deus me deu, que não consegue ficar aprisionado! Obrigada por isso!

    Falando sobre o seu trabalho, não tenho muito o que dizer, a não ser repetir tudo o que já disseram dele: lindo, delicado, charmoso! Amei as cores que você usou, confesso à você que tenho um chamego com tons de roxo, então, essa caixa para mim, ficou deslumbrante!

    Não concordo em reprimir o nosso trabalho à apenas uma técnica, acho que quanto mais conhecimento nós adquirimos com novas técnicas, o nosso leque criativo se abre, e conseguimos desenvolver produtos únicos e maravilhosos: mdf com tecido, com bordados e linhas, tintas, aplicações em feltro, e muito mais!
    O que eu aconselho, é dedicar-se à seguimento, no meu caso, eu me dediquei à dois mundos: casamentos e bebês, e dentro deste universo utilizo todas as técnicas que eu conheço, misturando-as: mdf, pintura, feltro, bordado, cartonagem, encadernação, sempre voltados aos seguimentos que eu escolhi.

    Atualizei o meu post!

    Beijos,
    Andreza Silva Souza
    www.detalheseartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Karin, tudo bem?
    Estou de volta!!! Com o blog e com as visitinhas mais demoradas nos cantinhos das amigas. Muito feliz de vir aqui para admirar o seu trabalho. Achei linda demais essa caixa para maquiagens. Ficou muito caprichada a escolha das cores e aplicação da flor de tecido. Parabéns e que Deus continue te abençoando.
    Beijinhos da Nanda
    www.saladananda.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Karin! Seja bem vinda a blogagem! Obrigada pela visita lá no blog. Sua caixa ficou linda. Um mega porta joia. Também não consigo me direcionar pra um só nicho artesanal. Atualmente estou fazendo mais mdf porque faço aula de pintura decorativa e tenho que treinar. Mas faço vários artesanatos diferentes um dos outros. Um beijo Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  18. Oi Karin, seja muito bem vinda ao projeto, demorei mas consegui vir prestigiar o seu projeto, que ficou lindo, muito capricho e sobre não limitar o artesanato, eu gosto de trabalhar várias técnicas, faço crochê, bordado, costuro e também trabalho com MDF, adoro esse tipo de trabalho, parabéns pelo projeto. Também estou participando esse mês e já levei seu link, também já estou seguindo seu blog. Um xeru!

    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, minha querida! Estive ausente alguns dias e até me descuidei um pouquinho do meu blog, pois minha saúde aplicou-me um sustinho (nada grave, graças a Deus!).
    Amei seu trabalho, ficou perfeita a caixa! Ahhhh... e quero aprender a flor (não sei fazer... rsrss...).
    Como você sabe, querida, amo artesanato em geral e faço de tudo um pouquinho. Adorei sua postagem, pois ela é encorajadora levantando a bandeira das múltiplas possibilidades de trabalho que o artesanato nos dá, principalmente em tempos de crise. Como já conversamos lá no meu blog, artesanato é essencialmente um apelo do coração e não dá para fingir que não ouvimos o que nosso coração nos pede.
    Parabéns. Forte abraço e fique com Deus.
    http://artedaelda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Meninas ficou linda a caixinha amei. Super delicada.Vem nos fazer um visitinha também estammos participando e seguindo vc também!
    ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Vem ver nossa participação no “Um projeto pode mês também”✡✡

    ResponderExcluir
  21. Karin,
    Ficou linda sua caixa revestida com tecido.Com certeza um lindo e precioso presente.Eu sou suspeita prá falar, pois quase tudo que utilizo é reciclado.E acho certo você aproveitar esse dom da visão de converter algo sem uso em um objeto lindo e novo. Sei que as pessoas que compram artesanato não valorizam reaproveitamento ou reciclagem.Pensam logo,"ia para o lixo e agora quer me vender"...rsrs...
    Mas pode incluir em suas peças detalhes reciclados,com certeza fará muito sucesso. Besitos e tenha uma semana abençoada.

    Ps.Vem participar da Segunda Páscoa Linda, é uma forma de divulgar seus produtos também.

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias