Importância da VITAMINA K para o organismo!


A vitamina K foi descoberta em 1929, seu nome foi escolhido devido à sua principal função de atuar na coagulação sanguínea (koagulation), ajudando no processo de cicatrização. Além disso, ela atua na saúde óssea, auxiliando na deposição de cálcio nos ossos, na saúde cardiovascular e ainda tem ação antioxidante e anti-inflamatória. 


É produzida naturalmente pelo nosso organismo, especificamente pelas bactérias intestinais, por isso, uma boa saúde intestinal garante boa produção desse nutriente. Também pode ser obtida através dos alimentos fontes como os vegetais verde-escuros, óleo de girassol, ovo (principalmente a gema) e abacate.
A deficiência de vitamina K pode ser mais comum em recém-nascidos, provocando sangramento que pode ocasionar a morte. Também pode acometer adultos, os sintomas incluem sangramento na gengiva, nariz, na urina, manchas roxas na pele e problemas ósseos, como osteoporose.

Em excesso pode favorecer a formação de trombos (coágulos), que podem causar trombose e obstrução de artérias, causando enfarte ou até AVC. Por isso, pessoas que tenham maior tendência a formação de trombos e que fazem uso de anticoagulantes devem ter cuidado no consumo dos alimentos fontes dessa proteína.

Por isso, antes de usar qualquer suplemento, é indicado consultar um médico ou nutricionista para avaliar a necessidade e qual a dosagem necessária do suplemento, que pode ser em cápsula ou comprimidos.

* texto elaborado pelas nutricionistas da Natue.

5 comentários:

  1. Muito legal essas dicas..
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga linda!!
    No meu último exame, esta vitamina estava em dia! rsrs Só tenho um pequeno problema com a vitamina D! =(
    Aproveito a visita para te convidar a participar de um sorteio de Natal delicioso que está rolando lá no meu cantinho!
    Beijos mil e ótimo dia pra ti! =)
    http://www.deliciasdavodeo.com.br/2015/12/sorteio-de-natal.html

    ResponderExcluir
  3. Ou ando muito distraída ou então que nunca tinha ouvido falar desse vitamina.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oi Comadre
    Ultima passada do ano no seu cantinho estou saindo de férias, e
    vou tirar férias mesmo, estou precisando, tem gente que precisa de coisas para se distrair, eu, tenho que tirar algumas para poder descansar de tantas, eu fiz exames em outubro e imagina, deficientcia em vitamina D, que descobri que na verdade é um hormonio importantíssimo para o organismo, mas não tenho como apanhar sol, deu só tres dias de sol aqui, então partiu tomar um que ela me receitou.
    beijinhos carinhosos e um belo novo ano que vem por aí.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amiga por isso nada como comer um pouco de tudo de modo equilibrado! Boa partilha...e bom domingo!

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias