10 PASSOS para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - 10º passo!!!


Nossa última dica não será necessariamente sobre alimentação, mas sobre a importância dos exercícios para a saúde, pois a atividade física também tem grande importância para uma boa qualidade de vida.

Além de contribuir com o desenvolvimento do excesso de peso e da obesidade, com o passar dos anos o sedentarismo pode acarretar o enfraquecimento de algumas estruturas, como óssea e muscular, aumentando o risco de doenças como a osteoporose.


Os exercícios físicos exercem diversos efeitos positivos para o organismo, confira os principais:

* Ajuda a combater a depressão e promover equilíbrio emocional;

* Reduz a pressão arterial e fortalece o sistema cardiovascular;

* Ajuda a aumentar a densidade óssea;
* Estimula a produção de serotonina e dopamina, que aumentam o bem-estar;

* Aumenta e preserva a massa muscular;

* Aumenta a disposição e o vigor físico;

* Melhora a composição corporal;

* Contribui para o controle do colesterol e da diabete.

Todas as atividades físicas são benéficas, desde que bem orientadas para evitar o risco de lesões e respeitando as limitações físicas de cada pessoa, como problemas articulares, entre outros. O mais importante é escolher uma atividade prazerosa, seja coletiva, como jogos, ou individual, em academias, por exemplo.

Além disso, manter a regularidade na prática dos exercícios é fundamental para a adaptação do organismo e garantia dos benefícios citados, ou seja, a atividade deve ser feita diariamente ou, no mínimo, três vezes na semana.

Antes de começar algum exercício, é recomendado passar por uma avaliação física, para que um educador físico possa indicar quais atividades são melhores. Caso tenha mais de 40 anos, uma consulta médica pode investigar possíveis problemas de saúde, como pressão alta ou problemas cardíacos.

Para finalizar, a associação de exercício físico e alimentação equilibrada é uma das melhores maneiras de garantir mais saúde e longevidade

* texto elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.

2 comentários:

  1. Excelente texto, to entrando de ferias e necessitando ter disciplina nos exercicios, pq sem ele, aumentei 8 kgs em 6 meses.

    ResponderExcluir
  2. aii amiga, eu preciso tanto fazer exercícios.... q vergonha... mas as coisas estão complicadas por aqui no momento e nem ânimo eu tenho pra isso pra falar a verdade viu :/

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias