10 PASSOS para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - 7º passo!!!

Meu Doce Lar

Confira o 7º passo para uma alimentação mais saudável:

7 - Planejando as refeições:

Para ter uma alimentação saudável, também é preciso planejar as refeições com antecedência, para não ser sabotado na hora da fome por opções práticas, calóricas e ricas em gorduras, como as comidas congeladas.

Por isso, veja dicas simples de como organizar a semana e deixar as refeições mais práticas, sem perder muito tempo na cozinha:


1 - Antes de ir ao mercado, faça uma lista de compras semanal:
Além de comprar apenas o que precisa, você irá economizar e não cairá na tentação de comprar alimentos sem valor nutritivo, como salgadinhos e biscoitos. Priorize os alimentos integrais e mais naturais possíveis. Ao montar a lista, pense em alimentos para compor as refeições e os lanches, como frutas, castanhas, pães integrais e queijos magros.

2 - Guarde tudo higienizado:
Ao chegar das compras ou da feira, higienize todas as frutas, verduras e legumes. Seque bem, para que não estrague rápido, e guarde em saquinhos plásticos. Assim, é mais prático consumir as frutas e preparar as verduras. 

3 - Reserve um tempo para cozinhar: 
Durante o fim de semana, reserve algumas horas para adiantar algumas preparações e congelar, como o feijão, por exemplo. O arroz pronto pode ser mantido na geladeira por até três dias. O frango desfiado também é uma opção prática para congelar, além de ser versátil, pois pode ser usado em diversos pratos. Guarde tudo em pequenas porções e vá descongelando conforme for consumir.

4 - Programe o descongelamento dos alimentos:
Alimentos como carnes, frango e peixes devem ser sempre descongelados na geladeira, para evitar contaminação por bactérias que podem estragá-los. Por isso, programe as preparações da semana e descongele com antecedência. Atenção! Uma vez descongelado, não se deve congelar os alimentos novamente.

5 - Congele temperos:
Alguns temperos, como cebolinha, coentro e salsinha, podem ser picados de uma vez e congelados. Assim, fica mais prático na hora de usar nas receitas.

Com organização e programação é possível comer bem, sem abrir mão da saúde.

* texto elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.

5 comentários:

  1. Oiii amiga!!!
    Vou te dizer uma coisa que aprendi na marra: Nunca ir ao supermercado com fome! Você volta com tudo que é tranqueira, menos com o que realmente precisa! rsrsrs
    Feliz em te ver de volta, já estava com saudades!!!
    Beijos e uma semana abençoada pra ti! =)

    ResponderExcluir
  2. oi Karin sempre vou ao mercado com minha listinha,penso no cardapio mais para final de semana e quando a turma está em casa durante a semana fico mais num grelhado,uma salada ou legumes refogados,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  3. Amiga confesso morro de vontade de fazer isso, mas preciso me organizar pra isso, porque não consigo reservar um dia pra cozinhar , rs, acho que quando acabar a facul vai ser mais fácil, beijos
    viverosonhodedeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. hummm já sigo várias destas dicas, fazer a lista para ir ao super é sempre bom, porque compramos beeeeem menos e sem esquecermos das coisas saudáveis, gosto também de guardar tudo lavado e de congelar os temperinhos....
    Também acho que a organização faz com que tudo fique melhor!
    Bjão

    www.caseiquerocasa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. uma ótima dica, comigo sempre acontece isso,
    não organizo as refeiçoes, e na hora da fome
    pego a primeira coisa que vejo pela frente.
    e acabo comendo muita coisa pronta.
    devo mudar isso porque depois dos 40 nao dar mais para dar bobeira rs

    baci

    você conhece meu novo blog ??

    http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias