10 PASSOS para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - 4º passo!!!

Comadres, já SE INSCREVERAM no SORTEIO DE UM SUPER KIT CRAFT???
Cliquem AQUI e concorram à um BAÚ RECHEADO DE MATERIAIS PARA ARTESANATO!!!
Boa sorte!!!
Meu Doce Lar
via
Confira o 4º passo para uma alimentação mais saudável:
4 - Leia os rótulos:

Com a correria do dia a dia é muito comum optar por refeições prontas ou lanches mais práticos, como biscoitos e barras de cereais, mas é preciso ficar atento, já que alguns produtos não são tão saudáveis quanto realmente aparentam. Aprender a ler e interpretar o rótulo dos alimentos é fundamental para melhores escolhas. Vamos aprender?



1 - Os ingredientes estão descritos na ordem decrescente, ou seja, dos ingredientes em maior quantidade para os de menor quantidade. Portanto, evite produtos cujos primeiros cinco ingredientes são: gorduras, gordura vegetal hidrogenada (gordura trans), açúcar, xarope de glicose, sacarose, glucose de milho e farinha refinada.

2 - Também evite produtos com nomes estranhos de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais na lista de ingredientes. Quanto mais ingredientes naturais, melhor.

3 - A tabela nutricional demonstra os valores calóricos e de nutrientes daquele produto, mas vem descrita por porção, e não pelo produto inteiro. Ou seja, um bolo, por exemplo, vai apresentar um determinado valor calórico por fatia. Fique atento para não se confundir, já que o produto inteiro pode ter valores bem mais superiores do que o descrito no rótulo (por porção).

4 - Evite alimentos com gordura trans, pois em excesso aumentam o risco de doenças cardiovasculares, além de provocar aumento de peso e gordura corporal. Normalmente, a gordura trans está presente em biscoitos recheados, sorvetes, margarinas e outros cremes vegetais, salgadinhos fritos e demais produtos com gordura hidrogenada.

5 - Prefira produtos com maior teor de fibras, que são importantes para o funcionamento do intestino, controle da diabete e do colesterol, além de aumentar a saciedade. Geralmente são alimentos à base de cereais e grãos integrais.

6 - Também fique atento ao prazo de validade dos alimentos, pois quanto mais longo, maior a quantidade de conservantes. A não ser que seja conservado por algum processo específico, como a vácuo.

7 - Alimentos diet são aqueles que contêm isenção de algum nutriente, geralmente o açúcar, mas isso não é sinônimo de alimento saudável, já que pode ter grande quantidade de gordura. Já os alimentos light possuem redução de 25% de qualquer nutriente, que pode ser açúcar, gordura e sódio, entre outros.

Reserve um tempo para ler os rótulos das marcas que já consome habitualmente e compare com outras marcas para avaliar quais são as melhores. Isso pode levar um pouco de tempo no início, mas logo esse processo se torna hábito, tornando as escolhas melhores e mais fáceis.

* texto: elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.

5 comentários:

  1. Olá Karin!
    Realmente, rótulos nós informam muitas coisas importantes, porém no dia dia é comum pegarmos na correria algum produto sem olharmos direito.
    Boas informações.
    Bjus
    Estael

    ResponderExcluir
  2. Dicas valiosas, nossa alimentação é muito importante mesmo.
    Um feliz dia das mães pra vc! Bjosss

    ResponderExcluir
  3. amiga, que post ótimo
    principalmente pelo n 1
    algo q nunca tinha parado pra pensar
    sabe q gosto de ler os rótulos!?
    até faz as compras demorarem um pouco mais
    qndo quero encontrar um produto novo rsrs

    ResponderExcluir
  4. Post perfeito com super dicas, sabe eu sempre olho a data de validade mas nunca me prendo aos valores nutricionais enfim vou me policiar na hora de comprar os alimentos.

    Beijos e uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  5. Olá Karin!
    Excelente post, repleto de informações importantes para qualquer consumidor que se importa com uma alimentação saudável!
    Ah! Estou conseguindo tirar a poeira do meu blog e vou levar o link do seu sorteio :-), acabei de postar no youtube meu primeiro vlog, depois passa lá pra ver :-).
    O link é esse: https://www.youtube.com/watch?v=3MLDfF_Kfzk
    Bjss

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias