10 PASSOS para uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - 1º passo!!!


Mudar alguns hábitos pode parecer difícil, mas com mudanças simples já é possível ter grande impacto na saúde, principalmente para quem busca mais qualidade de vida e perda de peso através de uma alimentação saudável e equilibrada.

Confira o 1º passo para uma alimentação mais saudável:


1 - Substitua os alimentos refinados e industrializados pelas versões integrais e naturais.

Os alimentos refinados e altamente processados sofrem grande perda de nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, além de perder fibras, que são importantes para aumentar a saciedade e ajudar na perda de peso.

Substituir o arroz branco, pães e massas pelas versões integrais já aumenta a oferta de nutrientes ao organismo, além disso, os alimentos integrais são digeridos e absorvidos mais lentamente, evitando que sejam estocados no organismo na forma de gordura.

Trocar lanches industrializados(como biscoitos recheados ou salgadinhos) por frutas é uma excelente escolha, pois também são ricas em fibras e vitaminas.

O ideal é consumir de 3 a 4 porções de frutas ao dia. Para atingir essa meta, basta incluir uma fruta em cada refeição, como no café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, sendo, inclusive, uma boa maneira de controlar a vontade de comer doces.

Dica: comece consumindo as frutas que mais gosta e inclua, aos poucos, novas opções no cardápio. Quanto mais variada e colorida a alimentação, mais nutrientes serão ingeridos.

* texto elaborado por Carolina Favaron, nutricionista da Natue, e revisado por Michele Prado.

16 comentários:

  1. Amei o post....estou nesse momento de substituição...mas aos poucos...
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, comadres!!!
      Mas é bem assim mesmo. Aqui em casa também acontece assim: aos pouquinhos.
      O importante é tomar consciência da necessidade de uma alimentação saudável e não desistir! ;-)

      Bjs, querida, e fiquem com Deus! <3

      Excluir
  2. oi Karin [quantas informações importantes ótimo post bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda!
      Fico feliz que tenha gostado, viu?
      Um brinde à saúde: Tim-Tim!!!

      Bjs!
      Deus te abençoe!

      Excluir
  3. Oii amiga!!!
    Sabe que preciso me reeducar? Até porque, quando era mais novinha e passava dos limites na comilança, bastava uma semana de boca fechada e pronto! Já perdia os quilinhos indesejáveis...
    Depois dos 30 está beeem mais complicado...rsrsrs
    Mas realmente é questão de se acostumar a comer direito e os alimentos certos!
    Parabéns pelo post!
    Beijos, beijos!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!!!!!!!!
      rs... pois faço minhas as suas palavras!
      Bastava eu ficar sem jantar, por exemplo, para amanhecer com a barriga chapada.
      Mas hj em dia... rs... melhor nem falar, viu!
      É isso aí, adaptação!

      Bjs, querida, e que bom que vc gostou!
      Fica com Deus! <3

      Excluir
  4. Oi Karin ,tudo bem? Já faz um tempinho que eu não venho aqui no seu adoravel cantinho,mais estou eu aqui de novo te enchendo o saco rsrs.Bom à respeito ao posts ,eu também estou fazendo uma mudança na minha alimentação ,estou consumindo mais integrais na minha alimentação...adorei o poster bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô, querida, tbm estou em falta contigo - e com todas as outras minhas comadres também, mas aos pouquinhos coloco minhas visitas em dia, se Deus quiser!
      Fico feliz em saber. E sabe que integrais agradam e muito ao meu paladar? Bom, né?

      Bjs e vamos adiante em busca de uma alimentação mais adequada, né, amada?
      Deus te abençoe!

      Excluir
  5. Ótimas dicas Karin, por aqui estamos tentando sabe, mas confesso que é bem dificil com essa correria de trabalho e faculdade, beijos
    viverosonhodedeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava com saudades de vc, Fabiola, e estou feliz em revê-la!!!
      É, sim, a questão da correria dificulta um pouco, mas é tudo uma questão de se organizar melhor, né?
      Estou na torcida por vc, minha linda!

      Bjs e que Deus te abençoe! <3

      Excluir
  6. Otimas dicas Karin, sabe que por aqui até tento, mas confesso que é muito dificil por causa da correria de trabalho e faculdade, rs, beijos
    viverosonhodedeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava com saudades de vc, Fabiola, e estou feliz em revê-la!!!
      É, sim, a questão da correria dificulta um pouco, mas é tudo uma questão de se organizar melhor, né?
      Estou na torcida por vc, minha linda!

      Bjs e que Deus te abençoe! <3

      Excluir
  7. Oi Karin, aqui em casa estamos mudando tudo bem devagar, com criança pequena não é fácil tirar todas as guloseimas que eles gostam e nem sempre as versões integrais atraem os olhinhos infantis! Mas devagar e sempre a gente chega lá.
    E você, como está? Tudo entrando nos eixos por aí? Mande notícias...
    Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Oi Karin, que bom que está de volta! Aqui em casa tudo é mais ou menos saudável, não comemos muitas porcarias. Evito frituras, comemos muito peixe. Mas o meu problema são as frutas, nunca gostei muito de comê-las, prefiro os sucos. Mas por conta da gastrite tenho que evitar as ácida ou semi-ácidas (ops! quase todas), Tiago só come banana e maçã, mas a pediatra diz que não tem problema, pois ele é muito saudável. Só não substituo o arroz pelo integral, não gosto. É isso aí, amiga, a gente tenta...
    Bjos e desejo que tudo melhore a cada dia.

    http://www.studioartecasa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Karin! Este primeiro passo aqui em casa foi fácil, o pessoal aqui gosta de comer e provar pratos diferentes, então arroz e massa só compro integral, o açucar é o mascavo ou demerara e por aí vai... Beijoca, aguardamos o próximo passo!
    Rê Furlan - A vida no sítio

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga!
    É o que eu tenho feito, além de suco verde, chá verde, chá de amora branca e tem dado muito certo!!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias