Cartão de Natal Confeccionado com Material Reciclável

Crianças adoram artesanato e, além disso, é muito gratificante ver a empolgação e a criatividade dos pequenos quando fazem atividades do tipo, não é mesmo? Portanto, que tal aproveitar o momento do ano para confeccionar cartões natalinos personalizados para serem distribuídos aos familiares e amigos?
A confecção deste tipo de artesanato costuma envolver a compra de materiais caros, mas, neste post você encontrará sugestões econômicas para fazer os cartões com material reciclável. Com a ajuda dos pequenos a atividade será muito divertida e, ainda por cima, vocês constatarão que brincando se aprende e se desenvolve a criatividade. Confira!


Materiais sugeridos:
Tesoura
Régua
Lápis
Cola
Algumas revistas e jornais antigos
Caixa de sabão em pó vazia e limpa
Diversos materiais recicláveis
Papéis coloridos

Como fazer a base do cartão:
Recorte uma cartolina no tamanho que desejar. Faça uma dobra para formar a base do cartão. Se não tiver cartolina em casa, você pode fazer o mesmo usando papel de revista. Aproveite as páginas mais durinhas e brilhantes (geralmente usadas para propaganda).

Imagens e fotos temáticas:
Peça para as crianças pesquisarem em revistas ou jornais fotos e imagens relacionadas com ao tema natalino. Alguns exemplos são: velas, estrelas e bolas coloridas. Depois basta recortar as figuras para usar no cartão.
Caso seus filhos prefiram, também poderão desenhar objetos temáticos no verso de papéis coloridos e recortá-los.
Cole as figuras na parte frontal do cartão.

Mensagem natalina:
Este é um momento para aprender mais sobre o alfabeto e como montar frases.
Peças aos seus filhos para também recortar letras ou palavras coloridas relacionadas ao tema. Depois, junte-as para montar a mensagem do cartão.
Deixe os pequenos livres para escolherem formatos e cores diferentes, pois quanto mais variados os recortes, mais bonito ficará o trabalho!
Outra ideia é escrever letras ou palavras no verso da caixa de papelão (de sabão em pó) e recortá-las para montar a mensagem. Dessa maneira as frases também serão bem colorias e alegres.
Cole a mensagem na frente e dentro do cartão.

Decoração e enfeites:
Agora, mais do que nunca, a imaginação não deve ter limites!
Desafie as crianças a procurar por diferentes texturas em diferentes tipos de materiais recicláveis. Por exemplo, os papéis brilhantes das revistas, o enrugado do papelão, os jornais, os guardanapos, enfim, será divertido procurar e perceber as diferentes texturas encontradas nesse tipo de material.
Utilizem também pedaços de fitas, lãs, tecidos, flores secas, papéis laminados e etc. Deixe as crianças abusarem da criatividade para decorar dentro e fora do cartão.

Viu como pode ser divertido e econômico confeccionar os cartões natalinos!
Você e seus filhos praticam outras atividades artesanais? 
Deixe suas sugestões e comentários abaixo. 

* artigo em parceria com a Omo 

4 comentários:

  1. Fica lindinho demais!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga e comadre Karin,
    E com muito carinho que passo por qui hoje,muito mais do que das outras vezes, porque vem chegando o Natal...Amiga não comemoro este dia em particular, porque me foi ensinado desde o berço que devemos deixar renascer Jesus Cristo em nossos corações a cada novo amanhecer, e assim procuro fazer...
    Minha querida estivemos juntas por mais um ano neste mundo virtual (tao real). Real porque afinal sentimos do mesmo modo, com o coração, e conseguimos captar o carinho verdadeiro que nos chega por esta telinha.
    O tempo foi corrido, não consegui estar com a frequência que gostaria nas casinhas amigas, mas acredito que, o que importa é o carinho que sentimos e saiba que você estará para sempre guardadinha dentro do meu coração...
    Agradeço de coração todo carinho que você me dispensou neste ano que esta findando.
    Natal chegando, o ano esta por terminar e venho com muito carinho desejar a você sua família um Natal de muita luz, muita paz, muita harmonia e muito amor no coração...
    E um Novo Ano carregadinho de novas esperanças e muitas conquistas...
    Se Deus quiser em 2015 estaremos juntas novamente, interagindo, deixando e recebendo carinhos...
    Deixo beijos e abraços com muito carinho.
    Boas festas!
    Marilene

    ResponderExcluir
  3. Oi Karin querida!
    Como sempre ando sumida, mas é aquela velha correria de sempre e agora mais, rsrs. Karin andei olhando outras suas postagens e vi a das xícaras de suculentas, e vi o seu carinho em lembrar da gente, Simone e eu, amei o post e a sua lembrança também.
    Tudo de bom e fica com Deus! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amei amiga... eu amo arte... amo recortar, colar e colorir!! achei sensacional... beijos

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias