Resenha: O Sal da Vida - O que faz a vida... valer a pena!, de Françoise Héritier

Meu Doce Lar
Nome: O Sal da Vida - O que faz a vida... valer a pena!
Autor: Françoise Héritier
Editora: Editora Valentina
Edição: 1
ISBN: 9788565859158
Ano: 2013 (o original foi lançado na França, em 2012)
Páginas: 112

Gênero: Poesia
Sugestão de onde comprar: Americanas / Submarino

Minhas queridas comadres, boa noite!

Tudo em paz por aí?
Por aqui, estou eu repetindo a leitura do Movendo os Céus Alcançando Milagres de Deus em Oração, presente que tão gentilmente ganhei da nossa querida comadre Dani Zanatto (aliás, preciso voltar a compartilhar na sidebar minhas leitura do momento, minhas queridas). Estou, inclusive, fazendo minhas anotações para posterior resenha. Provavelmente, a próxima, viu?

Há um mês atrás, uma amiga me recomendou O Sal da Vida - O que faz a vida... valer a pena!, de Françoise Héritier. Inclusive, me emprestou.

O título me agradou muito e então lá fui eu começar a minha leitura!


Escrito em poema prosaico, O Sal da Vida - O que faz a vida... valer a pena! agrupa "lembretes" de coisas que podem acrescentar alegria e entusiasmo aos nossos dias. Ao final de sua leitura, disponibiliza páginas para que possamos refletir e preencher qual seria o sal da nossa própria vida - ou os sais.

Este é um livro para ser lido como se fosse um manual, digamos assim. Algo do tipo "todos os dias ler um pouquinho; recorrer à ele para temperar nosso dia a dia..."
Ele nos mostra que muito embora nossa vida seja repleta de imprevistos e dissabores, existem sutis motivos - que geralmente nos passam despercebidos! - que fazem nossa vida valer a pena!

Sinopse: Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!



"Existe, sim, uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações profissionais, além dos sentimentos poderosos, além dos engajamentos políticos e de todos os gêneros. E foi unicamente sobre isso que eu quis falar. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: o sal da vida." (página 10)

Em se tratando do assunto abordado, gostei bastante, porque quem não está sempre em busca de encontrar meios dar ainda mais sabor à vida, não é mesmo?
Mas confesso que a estrutura literária dele me incomodou um pouco, já que estou acostumada à ler histórias em si, entendem. Mas acho que tudo é uma questão de se habituar, não é mesmo?
De qualquer forma, como eu disse, vale muito a pena por seu conteúdo - tudo tratado de forma profunda e sutil ao mesmo tempo.
Portanto, recomendo sim!

A antropóloga francesa Françoise Héritier trilhou uma brilhante carreira acadêmcia, a ponto de ter sido escolhida pelo renomado colega Claude Lévi-Strauss (1908-2009) para sucedê-lo no Collège de France... Para ler mais sobre a autora, o livro e o que ela disse à ISTOÉ (independente) sobre as redes sociais, só clicar aqui!

E para vocês, comadres, o que faz a vida valer a pena?

Boa leitura!
Bjs literários!

* Para sugestões para postagens, esclarecimentos e etc, Meu Doce Lar está à disposição no:  meudocelarbykarinfilgueira@yahoo.com.br

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira



Vocês encontram  Meu Doce Lar nas redes sociais também!!!

4 comentários:

  1. Olá Karin, tudo bem?
    Deve ser bem interessante esse livro mesmo. Gostei que trouxe esse tema, pois me fez pensar. Bem, para mim o sal da vida é um sorrisso do meu marido, brincar com meu gatinho, fazer uma caminhada, tomar uma xícara de chocolate quente. Não é preciso muito para sermos felizes.
    Aliás, acontece tanto o contrário: uma pessoa pode estar repleta de luxos e ser muito
    Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, minha linda!
      Penso e-xa-ta-men-te igual à vc: a simplicidade é mais que suficiente para nos fazer felizes e pessoas que vivem no luxo, em sua maioria, são infelizes, solitárias, enfim...

      Uma manhã feliz pra vc!
      Bjs, querida!

      Excluir
  2. Boa noite Karin.
    Tantas coisas vale a vida valer a pena, mas a principal que eu acho é amar rsrs.
    Uma linda semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora já é bom dia! ;-)
      E eu concordo com vc!!!
      O que seria de nós sem o amor??? <3

      Bjs e abençoado dia, querida!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias