Papo de Comadres: Vamos ABOLIR de vez a LIXEIRINHA das nossas pias de cozinha? Vejam a ALTERNATIVA QUE USO!!!

AGRADECIMENTO:
Primeiramente, comadres, gostaria de agradecer pelo carinho, atenção e companhia de sempre.
Em especial, obrigada pelas sugestões que me fizeram com relação às caixas de vime aqui!
As dicas estão todas anotadinhas e vou aproveitar a tarde do próximo sábado para, acompanhada de um lanchinho, me inspirar e colocar as ideias em prática.
Vocês são demais!!! :-)
 
via
* E a ideia, comadres, é essa mesmo: utilizar um recipiente que esteja à mão, quem sabe ali na sua pia mesmo para ser lavado, por exemplo, ou um saquinho plástico que iria para o lixo para "acomodar" temporariamente (só até terminarmos de cozinhar ou lavar a louça, por exemplo) cascas/folhas de alimentos e depois descartar (sem o saquinho ou recipiente, é claro!) no recipiente que utilizamos para enviarmos para a reciclagem de lixo orgânico.
Em tempo: moro numa cidade pequena, onde postos de reciclagem não existem, infelizmente.
Então, sabem como faço para evitar misturar os orgânicos ao lixo seco?
Separo para um senhor que passa aqui pela vizinhança para levar restos de comida para alimentar os porcos do sítio dele - bem cara de interiorrrrrr... mesmo, né, comadres?! rs
Outra alternativa é optarmos por separar o lixo orgânico para ser transformado em adubo orgânico - encontrei uma reportagem bacana aqui!!!
Ou seja, opções para deixarmos nossas pias livres das anti-higiênicas lixeirinhas e ainda, de quebra, contribuirmos com o nosso planeta não faltam, né? *

Minhas queridas comadres, boa noite!
Como passaram o dia?
Novidades??? :-)
Por aqui, tudo caminhando, graças à Deus!



Bem, vou direto ao ponto: me perdoem pela não-visão do paraíso, acima, rs, mas já perceberam como nem tudo que é visualmente belo é também realmente funcional e aconselhável?!
Portanto, optei por uma imagem beeeeeem realista da coisa! rs.
Aliás, que alternativa simples, hein?
É que temos a tendência de na maioria das vezes olhar para algo e ver (pelo menos, superficialmente) que é o "ideal" e pronto!
Só que muitas vezes existem alternativas mais ideais, sustentáveis e até mais econômicas e não enxergamos!

Minha proposta para quem utiliza as lixeirinhas de pia hoje é... justamente não utilizá-las!
Logo que me casei, um belo dia, passeando pela net, encontrei uma publicação em um site (ou era um blog?) que alertava, detalhadamente, para os problemas de se ter lixeirinhas sob as nossas pias de cozinha.
Era uma reportagem bem completa.
Infelizmente, não guardei o link - mas à partir daquele dia, aboli a minha de vez!
Eu ficava naquela de que "qual é o problema de se ter, se a cada vez que termino de lavar a louça eu descarto o lixo dela, lavo direitinho e pronto!"
E depois... vem a questão da necessidade de se reciclar o lixo orgânico, não é mesmo???!!!
Aliás, temos que ter muita atenção com relação à isso!
Ah, e já pensaram que abolir as lixeirinhas também nos ajuda a otimizar mais espaço sob as nossas pias?!

Vocês me conhecem. Sou a "fiel integrante do Clube das Apaixonadas por Estampas Florais", kkkkkkkkkk..., portanto, confesso pra vocês que a cada vez que encontro uma lixeirinha toda linda e floral por aí, quase caio em tentação - até que repenso e falo: "Não senhora! Não vai comprar não!" rs.

E vocês, o que pensam sobre o uso de lixeirinhas de pia?
Vamos trocar figurinhas?

Bem, comadres, então é isso... hum? Falei pouco hoje?! rs
Não, não, não estou doente, não... rs, é que estou dando um descanso para o "ouvido" de vocês, minha lindas, porque... nossa, como eu falo! rs

Que vocês tenham uma noite abençoada!
Um bjão e até amanhã, se Deus quiser!

"Eles não são do mundo, como também eu não sou." (Jo17.16)

* Para sugestões para postagens, esclarecimentos e etc, Meu Doce Lar está à disposição no meudocelarbykarinfilgueira@yahoo.com.br

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira
Vocês encontram  Meu Doce Lar nas redes sociais também!!!

20 comentários:

  1. Por aqui separo o óleo , papelão , e o lixeiro fica no chão
    para os organicos , ainda estou me adaptando ,ótimo post,
    beijinhos fique na paz.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha flor!
      Mas e assim msm, vamos nos adaptando, vendo o que é mais funcional em nossa casa, enfim... o importante é nos mexermos, né? ;-)
      Obg!!!

      Bjs e abençoado final de semana!

      Excluir
  2. ei comadre, eu tenho nojo kkkk, nunca usei... vou te contar um segredo, acho q tenho um pouco de "toque" em relação as bacterias kkkkkkkkk
    na casa da minha mae tinha e eu odiava, ficava passando cloro etc kkkkk
    faço igual vc... descasco os legumes em outro recipiente e dps jogo no lixo organico... preciso ate de uma lixeira nova pq a minha quebrou e eu deixo pendurada de baixo da pia por causa do nic q ama mexer rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida comadre!
      Pois é, todo cuidado é pouco com essas crianças!!! rs


      Bjão! Deus te guarde!

      Excluir
  3. Olá,

    Olha adorei o post, e aqui em casa já não uso a lixeira de pia a muito tempo no meu caso eu vi uma matéria em um programa de televisão e depois disso retirei a minha lixeira de vez tb.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janini, seja mto bem vinda ao Meu Doce Lar!
      É um prazer recebê-la, viu!
      As bactérias estão aí, né, comadre, e todo cuidado é pouco!
      O que podemos evitar, é mto válido e importante!!!

      Bjs e venha sempre tomar um cafezinho comigo, tá?
      Obg pela visita e Deus abençoe!

      Excluir
  4. Karin...Querida!
    Tudo bem por aqui?
    Como está seu Doce Lar?
    Então, na casa da mãe tem a lixeirinha de pia...
    Vou procurar a respeito, por que acho que até vou ganhar talvez a lixeirinha no Chá de Panela... La no prédio do futuro lar em cada andar tem para colocar lixos recicláveis, mas organicos é só no terreo e misturado... :/
    Gostei muito da ideia...
    Um ótimo final de semana...

    Beijinhoss!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi, minha linda, que alegria receber vc novamente!!! :D
      Está mto bem, graças à Deus!
      E por aí, como vão as coisas?
      Logo passo para um cafezinho, tá?
      Pois é, devemos tomar nossas precauções, sabe, comadre?
      Sim, procure se aprofundar no assunto, que é super importante!

      Bjs no coração!
      Abençoado final de semana!!!

      Excluir
  5. Oi, Karin!
    Na minha cidade também não tem coleta seletiva do lixo e eu também separo o lixo orgânico para o meu caseiro. Ele faz adubo para a lavoura.
    A Michelle do blogue "Micha Descontrolada" ensinou no outro dia a reciclagem de embalagens tetra pak de leite e sucos para a organização de gavetas - cada caixinha servia como separador - muito legal! No caso, você tira um lado e reveste com contact. Simples assim!
    Acho nojento lixo na pia e não uso.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luma, querida!
      Ai, sou suspeita em falar, mas embalagens tetra pak são tão bacanas msm. Através delas criarmos coisas sensacionais!!!
      Esse nichos para gavetas, então, são tão úteis!
      Pois é, não é nada higiênico, não. :-(

      Beijus tbm e Deus te proteja!

      Excluir
  6. Oi Karin, como vai?
    Que gostoso de saber que seu lixo orgânico vai para um novo uso. Cidade pequena é uma delícia mesmo.
    Então, sou super compra lixeira na pia. Aqui no Canadá é comum usarmos a lixeira na parte da baixo da pia. Tenho uma lixeira super prática com um dispositivo para puxar para frente (não sei explicar direito...). Meu marido que instalou para nós. Ela tem compartimentos separados para reciclável e orgânico e acho que fica bom.
    Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nannnnnnnda!
      Vou bem, graças à Deus!
      E vc? E a barriguinha linda?
      Ei, até hj não sei se é menino ou menina, hein! :-)
      Me parece bem funcional, hein? Que bacana!
      Organizado e higiênico - tudo de bom!!!

      Bjs pra vc e pra barriguinha de neném! ;-)

      Excluir
    2. A gente quer surpresa, Karin. Também não sabemos o sexo do bebê. Acredito que vai ser muito emocionante ver o que Deus trouxe para nós. Beijinhos

      Excluir
    3. Olá, minha linda!
      Admiro vc, amiga, pq eu... ai, até de chocolate me empanturrei na hora de fazer o ultrassom! Kkkkkkkk...
      Dizem que o bebê fica estimulado pelo chocolate e começa a se movimentar bastante - o que facilita o médico ver o sexo, sabe.
      Vamos aguardar, então, né, amiga - e como será emocionante! :-)

      Bjs no coração!

      Excluir
  7. Oi Karin, tudo bem?
    Aqui em casa tem lixeirinha, mas o lixo orgânico é colocado num vasilhame e depois entregue a um vizinho que tem galinhas e porco. As garrafas pet são entregues a outro que vende para a reciclagem. Também moro no interior e agora que estão tentando retomar a coleta seletiva, mas não acredito que vá em frente. Falta a cultura de reciclar na população. Enfim, fazemos a nossa parte, não é?
    Tenha um maravilhoso final de semana! Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, graças à Deus, Jú, e vc?
      Que bom que está aqui!
      Infelizmente, né, comadre, falta msm a cultura da reciclagem na população. :-(
      E é lamentável, pois é algo tão importante, não é msm?
      É assim que se faz! Ponto pra vc! ;-)

      Bjs no coração e abençoado final de semana!

      Excluir
  8. Oi lindona !!
    Aqui em casa usava a lixeirinha , mas achava tão estranho aquele lixo em cima da pia que resolvi tirar de vez!
    Agora uso um saquinho e vou jogando as coisas ali, depois que termino de fazer a comida , jogo no lixo maior !
    Eu tinha uma lixeira para resto orgânicos e outras para recicláveis, mas como a de lixo orgânico, as vezes demorava mais pra encher para jogar fora, optei em voltar com uma única lixeira , mas sei que o correto é as duas , até para facilitar a vida do pessoal que vive de recicláveis !!
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda!
      Pois é, facilita pra eles, sim.
      E para o planeta tbm, né, comadre.
      Assim que for possível pra vc, reveja essa questão. ;-)

      Bjs e obr por sua contribuição!
      Fica com o Papai do Céu!

      Excluir
  9. Oi Karin tudo bem,desde que me casei nunca usei lixeirinha nem na pia nem no banheiro,gosto da minha pia sempre limpa sem louca escorredo ,sem lixeira,deve ser toc,sei lá kkkkkkkk .Tenho uma na area de servico e aqui na minha cidade tem coleta seletiva tres vezes por semana.E as cascas de legumes coloco em minha hortinha que tenho em casa .bjjuusss...silviacristina36@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sílvia, seja sempre mto bem vinda ao Meu Doce Lar, viu?
      Adubagem, coleta seletiva... isso tudo é tão prático e funcional, não é msm?
      Fico feliz de saber, amada.
      Aliás, hj enqto lavava a louça, estava pensando numa alternativa para retirar a bandeja de temperos da bancada da minha pia (ela fica no cantinho entre a pia e o fogão).
      Otimizar espaço é msm preciso, não acha?

      Bjão e fica com Deus!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias