Dicas de ECONOMIA DOMÉSTICA do Meu Doce Lar!

Quem ainda não se inscreveu, não fique de fora!!!
Está super fácil de ganhar!!!
Para participar, CLIQUE AQUI e boa sorte!!!

Meu Doce Lar

"A meu ver, o trabalho de dona de casa divide-se em duas partes principais: a formação do lar e a economia doméstica. 
A formação do lar trata dos valores espirituais: amor, paz, tranquilidade, harmonia entre os membros da família, segurança. Transforma o lugar de residência num recanto no qual as pessoas da família podem afastar-se de um mundo confuso e transtornado, encontrando compreensão e renovação de suas energias. Sua característica é a paz; evidencia bom gosto, cultura e refinamento. Tanto o homem quanto a mulher e os filhos contribuem individualmente para uma boa vida familiar, e cada um deles desfruta seus benefícios.
A economia doméstica envolve a limpeza da casa, a ordem em que ela é mantida e a sua administração. Isso inclui a gestão da parte financeira, cujo insucesso muitas vezes se torna fonte de desentendimento dentro da família." (Belle S. Spafford) 

Comadres, boa noite!
Estou escrevendo esse post na noite anterior a que ele está sendo postado. Às 23:19hs. A janela está aberta e, puxa, como a noite está agradavelmente fresca!
Mas lamento e muito por, segundo a previsão do tempo para amanhã (no caso hoje, para quem está lendo o post), para minha cidade, saber que o sol virá escaldante novamente!

Não é de hoje que quero falar um pouquinho sobre minhas impressões/dicas de economia doméstica, afinal, quem não se interessa/precisa, não é mesmo?

Antes de iniciar o post, fui pesquisar um pouquinho à respeito e encontrei algo com o qual tanto me identifiquei. Por isso, coloquei como introdução do post.



Sabem, vejo além de uma necessidade apenas financeira, a questão da economia doméstica porque, penso eu, precisamos ter responsabilidade com os nossos gastos, primar pela cautela na hora das compras pra casa (vide: evitar supérfluos), reciclar, reaproveitar sempre que possível, enfim... tudo isso engloba o "fazer economia doméstica", não é mesmo?

Mas como não sou nenhuma expert no assunto e também nem pretendo tornar esse post "didático", gostaria mesmo é de dividir com vocês algumas dicas, compartilhar algumas atitudes que tenho por aqui.
Vamos lá, então???

1 - optei, aqui em casa, por compra semanal à compra mensal. Sempre fizemos as compras mensalmente, mas no decorrer do tempo percebi que quando fazemos uma lista para suprir as necessidades de um mês inteiro, perdemos a oportunidade de aproveitar as ofertas semanais que, pelo menos na minha cidade, são muito mais vantajosas! 

2 - mergulho as verduras que já estão meio murchinhas em água bem geladinha com um pouco de vinagre. Daí uns minutinhos elas já estão lindas e vistosas!!!

3 - molho de tomate para a macarronada e demais pratos? Só caseiro! Receitinha aqui! O bolso agradece e a saúde também!

4 - sobras de pão? Corro pra fazer rabanada (e nem preciso esperar o Natal, viu!), torradinhas com azeite/sal/orégano, pudim (logo vou postar a receita que costumo fazer, tá, comadres?), aproveito para acompanhar as sopas em dias frios, etc.

5 - as frutas já não estão tão fresquinhas? Faço doces.

6 - já experimentaram fazer cascas de legumes - como as de batata e abobrinha - fritas? Delícia das delícias!!!

7 - pão caseiro - saudável, saboroso e mais rentável! Por esses dias, posto minha receitinha pra vocês conferirem. É tão fácil e gostoso!

8 - iogurte? Opto pela minha receita, na maioria das vezes.

Portanto, essas são algumas das formas de economia doméstica que adotei aqui pra casa. E à medida em que for me lembrando de outras, postarei pra vocês, ok? Mesmo porque, a economia doméstica não se estende somente à cozinha, concordam?

Espero que tenham gostado e que possa estar sendo relevante para vocês, minhas comadres.

À propósito, que tal "trocarmos figurinhas"??? :-)
Me contem: como vocês praticam a economia doméstica em seus lares?

Tenham uma noite repousante!
Bjs!!!
Deus abençoe!

"E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo." (Gn26.28)

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira




54 comentários:

  1. Olá Karin.
    Adorei as dicas amiga, mas sinceramente para quem trabalha fora muitas vezes a praticidade fala mais forte. Adoro fazer pão, iorgute... mas a maioria das vezes, compro pronto, e as cascas de legumes fritas também não rola por aqui. Porém, adoro aproveitar as ofertas no supermercado e pão jamais é jogado fora, tem muitas utilidades. Evtamos ao máximo desperdício.
    Obrigada por compartilhar as dicas.
    Tenha um lindo final de semana!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jú, isso msm: vamos dizer não ao desperdício!
      Pq é nossa responsabilidade, pq não é justo e tbm pq qtas pessoas estão lá fora famintas, não é msm? É de doer...
      Bjs e um lindo final de semana pra ti tbm!!!

      Excluir
  2. Mais economica e mais saudável, obrigada pelas dicas, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, fico feliz que tenha gostado, que eu tenha podido ajudar!!!
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi amiga,
    Nunca tinha parado para refletir a respeito da dica 1 e achei mt interessante e a dois também, qtas verduras eu já joguei fora por não ter essa informação... :/
    Meu pão sempre fica duro, kkkk.
    Aguardando sua receita.

    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... pois vc vai reaproveitar seus pães à partir de agora, hein!
      E, ok, vou postar logo a receita, tá?
      Fico feliz em poder ajudar.
      Bjs!!!

      Excluir
  4. Boa noite
    gostei das dicas de economista, que legal
    tenha uma florido fim de semana
    .http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um florido final de semana pra nós, amiga!
      Viu só que importante, eu? Economista! kkkkkkk...
      Deus abençoe e um bjão!

      Excluir
  5. Aiii que saudades de vc... então a economia é um elemento chave para um lar e como as vezes não percebemos que pequenas mudanças geram grandes economias no final do mês não é mesmo???

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigaaaaaaaaaaaaaa... onde vc esteve????????????
      Feliz por estar de volta!
      É fazer os cálculos pra constatar, não é verdade?
      Bjs!!!

      Excluir
  6. OI linda! Adorei tuas dicas ,São coisas simples de fazer e que fazem a diferença,não é mesmo?Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiiiii...
      Fico feliz que tenha gostado e, é, sim, coisas/atitudes simples são mto funcionais e fazem toda a diferença!
      Bjs e obrigada pelo carinho, viu?

      Excluir
  7. Que buenas ideas para la economía de toda dueña de casa y mujer .. Que todas somos y siempre estamos pendientes de esti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, estoy feliz de ayudar, ya que, de hecho, estamos, como amas de casa, realmente responsables de la economía en nuestras casas, no es así?
      Besos e buenas tardes!

      Excluir
  8. Oi, Karin!
    A economia doméstica é super importante para a economia do país! :D As donas de casa sacam mais de economia que muitos economistas do governo. Percebe como eles estão desatualizados? (rs*)
    Sobre o preambulo da postagem, gostei da primeira parte, já a segunda me lembrou as mensagens dos almanaques do passado. O que não gostei? "A economia doméstica envolve a limpeza da casa, a ordem em que ela é mantida" - o que isso tem a ver com economia doméstica?
    Adorei as suas dicas e fui lá ver a receita do molho de tomates. Muito bom perder um tempinho e não comer conservantes e corantes.
    Uma economia que faço com certos alimantos é de gás e tempo. Dobro a receita e congelo o restante. Você etiqueta com data e haverá um tempo que você não irá para a cozinha pois basta descongelar, prinicpalmente carne pronta tipo assada ou mesmo carne moída - essa eu congelo em porções - quando quiser fazer uma panqueca, um molho para o macarrão, um recheio... ganhará tempo. Ah, com isso você também briga contra a inflação dos alimentos, pois o seu dinheiro também estará congelado. Adotei esse sistema porque também não gosto de comida rolando na geladeira ou se transformando em outros pratos. Isso faz a arte culinária ficar monótona.
    Não sei como é na sua cidade, mas procure na internet se eles têm páginas on-line e se enviam para o e-mail a oferta do dia. Quando pego o meu filho na escola, passo para comprar a oferta do dia, se for do meu interesse.
    O pão amanhecido é muito bom para fazer torradas no forno, ou ralar para fazer farinha - os empanados ficaram mais leves e saborosos. Eu adoro pão amanhecido - que faz menos mal, pois o fermento evaporou - corto ao meio, passo manteiga e coloco na chapa (grill) - Quanto mais velhinho o pão, mais gostoso!!
    Eu ficaria a noite toda trocando figurinhas com você. Te mandei uma música que ouvi no meu horário de almoço. Espero que goste!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha Luma querida!
      É, sim, o dia-a-dia da gente nos requer bastante jogo de cintura e, qdo vemos, estamos fazendo economia doméstica à partir dos macetes que vamos desenvolvendo, não é msm? Mto bacana, isso!
      Rsrsrs... pois é, acho msm que Belle S. Spafford quis, de uma forma mais generalizada, mostrar que as "coisas são dependentes uma das outras".
      Sabe, não deixo faltar carne moída aqui em casa tbm e faço da msm forma que vc. Aliás, gosto de congelar tudo o qto possível, já que economiza duplamente. E por falar nisso... já congelou arroz pronto? Nunca congelei e disseram que fica mto bom tbm.
      Minha cidade é pequenina, com apenas 2 supermercados e da msm rede... agora imagina se dá pra buscar produtos mais baratos. Não há concorrência, já viu, né?
      Qto à ralar o pão p/ fazer farinha, tbm sou adepta. Realmente, os empanados ficam mto mais saborosos!
      É uma delícia, né, trocar figurinhas... Teremos outra oportunidade, amiga!
      Qto ao louvor que me enviou... e pq Ele tem a minha vitória em Suas mãos, eu confio que ela chegará!
      Luma, amada, e depois algumas pessoas ainda me perguntam pq vivo dizendo que Deus envia as pessoas pra me abençoar nos momentos que mais preciso... Vc não sabe o que fez por mim!
      Obrigada, obrigada, obrigada... e eu retorno esse louvor pra vc com desejos de uma vida digna de vc: maravilhosa!
      Deus abençoe vc e sua família!
      Bjs cheios de emoção!

      Excluir
  9. Oi Ka!
    Amei as dicas!!
    Coisa boa que você aproveita muita coisa!
    Como aqui em casa somos apenas 2, as compras também fazemos semanalmente, vamos comprando conforme vai faltando já para não estragar!!
    Fique com Deus...
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha linda!
      Ir repondo as faltas, pra nós aqui em casa, é tbm a melhor opção!
      Bjão, viu!

      Excluir
  10. Oi Karin ! Ótimas dicas ! Eu procuro sempre aproveitar as sobras, fazendo algum prato. Sobras de churrasco sempre viram carreteiro, a costelinha de porco vai para o feijão. Iogurte tenho usado o Kefir, não sei se conhece. Mas é claro economia vem junto com organização e nesse quesito preciso melhorar e muito.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, qto à organização, não duvido que vc chegue lá, viu?
      Tbm tenho mto o que aprender ainda, mas esteja certa que tudo o qto for aprendendo o o qto já for de utilidade minha, passarei com amor pra vcs, tá?
      Não conheço esse iogurte e, como gosto de novidades, vou correr pra pesquisar!
      Bjs!!!

      Excluir
  11. Oiee amigaa!
    Poxa casquinhas de abobrinhas fritas? Vou fazer com certeza, rs!
    Amiga tbm optei pelas compras semanais, não sei se já te contei mas moro em cima de um mercado, então sempre estou aproveitando as ofertas =)
    Gostei muito da introdução do post ^.^
    Ótimas dicas amiga, posta mais, ok?
    Beijos, sds :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieeeeeeeeeeee... (rs*)
      Faz e depois me conta: tudo de bom!
      Mora? Puxa, facilita mto, né?
      Fico feliz que tenha gostado, Paty!
      Obrigada e postarei, sim, com carinho!
      Bjão!
      Saudades tbm!

      Excluir
  12. Adorei as dicas... estou gostando do seu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Obaaaaaaaaaaaaaaa... e nem imagina o qto fico feliz por isso, minha linda!
    Seja sempre mto bem vinda!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. olá Karin boa tarde,ótimas sugestões bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  15. Olá Karin!
    Adorei a postagem, me preocupo muito com a administração doméstica!!
    Estou curiosa pela receita de pão, gosto de tudo que é caseiro.
    As compras aqui em casa faço semanalmente ou quinzenalmente, mas por outro motivo, moro em um apartamento pequeno e sempre priorizo a organização do ambiente, para que fique mais aconchegante.Porém, nunca percebi que também estou economizando por sempre estar fazendo compras!!
    Bom, para economizar no orçamento doméstico, procuro fazer pequenos consertos nas roupas aqui de casa, economizo na costureira e também congelo alguns alimentos!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda!
      Pois é, e veja vc que além de necessário, se fazer economia doméstica é tbm prazeroso - achei visível em vc qdo menciona que economiza fazendo consertos nas roupas de casa e congela alimentos, além de fazer mercado semanalmente/quinzenalmente.
      Sabe, tbm sinto esse prazer.
      Logo logo trarei a receita de pão, viu?
      Bjs e linda noite!

      Excluir
  16. Ótimas dicas e muito importantes, se soubermos reaproveitar nunca vai faltar!

    ResponderExcluir
  17. Olá Karin,

    Observo que você é uma excelente administradora do lar. Parabéns!
    Gostei das dicas, principalmente a segunda, que diz respeito à conservação das verduras. Será de grande utilidade por aqui.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha querida!
      Puxa, obrigada, viu?
      Mas, sabe, tenho tanto o que aprender ainda!
      Porém, o que sei, procuro praticar com amor e dedicação e compartilhar tbm.
      Aliás, terei o maior prazer em compartilhar sempre com vcs tudo o que eu souber/aprender, tá?
      Bjs e fico mto feliz em poder ajudar!

      Excluir
  18. Oi Karin...olha eu aqui na madrugada procurando cantinhos inspiradores e veja onde eu caí? Adorei!!! Ja passei por alguns posts lindos e vim deixar meu olá e dizer q já estou te linkando para poder acompanhar sempre as novidades tá? Bjs e parabéns pelo blog, uma delícia de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kátia, seja mto bem vinda ao Meu Doce Lar!!!
      Tão bom ouvir tudo isso!... Obrigada pelo carinho, viu?
      Faço tudo com tanto amor e ler o que vc escreveu sobre meu blog, não tem preço!
      Mto obrigada por me levar com vc, viu; um grde prazer!
      Será uma alegria enorme recebê-la sempre!
      Mto prazer em conhecê-la!
      Bjs e Deus abençoe!

      Excluir
  19. Olá minha doce amiga, boa tarde!
    Bela postagem, vai ajudar muita gente.
    Eu tbm sou super econômica em meu lar, não deixo esperdiçar nada
    e com o preço absurdo que andam as coisas economizo mais ainda.
    Amei a sua dica sobre as verduras, agora vou tê-las sempre fresquinhas, rsrs.

    Fique com as bençãos de Deus!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda!
      Sabe que às segundas ou terças é qdo faço as compras semanais, né?
      Pois bem, hj fui ao mercado de manhãzinha e comprei, basicamente, itens de feira. Fora isso, somente um pacote de fralda para o Gabriel. E sabe qto gastei??? R$70,00.
      Um absurdo, não acha?
      Vamos sempre, amiga, evitar o desperdício - e penso assim: pq as coisas estão caríssimas e pq tenho plena certeza que ele desagrada ao nosso Deus!
      Bjs e fique com Ele tbm!

      Excluir
  20. Ai mulher que saudade de vc, eu fiquei fora do blog nessas ferias e senti muita falta, adorei as dicas, uma grande bjo!

    http://blogcoisinhasdaduda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vivaaaaaaaaa... que está de volta, Duda!!!
      Tbm senti sua falta.
      Não some mais, não, viu? :-)
      Bjão!

      Excluir
  21. Estou adorando o seu blog, e tbém sou muito adepta da economia doméstica! Ótimas dicas, sem contar que o tempero caseiro e o amor, com certeza modificam o paladar de um prato. Continuarei visitando sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linsey, querida, seja mto bem vinda!!!
      É um grde prazer recebê-la, viu!
      Nossa, e como: tempero caseiro + amor caminhando juntos, como não agradar, né???
      E eu ficarei mto feliz de sempre recebê-la!
      Deus abençoe e um bjão!

      Excluir
  22. As compras e feira são responsabilidades do meu pai que como você faz compra semanal, ele diz que economiza mais pois aproveita as liquidações dos super mercados. Ótima dicas as suas, bjks.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou, amiga? Fico feliz, então!
      Vc tbm é adepta?
      Testei e comprovei: faz grde diferença no orçamento, msm!
      Bjs!!!

      Excluir
  23. Oi... adoro teu blog... e costumo fazer as compras semanais também, aproveitando as ofertas dos mercados que já costumo comprar... e procuro não comprar exageradamente. Antes comprava uma penca de 8/10 bananas pq estavam baratas e acabava perdendo elas... agora compro 4 no máximo e não me deixo seduzir por ofertas tentadoras de itens que sei que não vamos ter tanto uso, principalmente perecíveis. Também costumo usar as frutas que já estão passando do ponto em bolos... doces meus meninos não gostam mt... mas no bolo eles nem percebem e comem tudo... Bjokas mil... (Paty/RS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty, obrigada pelo carinho e fico mto feliz por suas palavras e por sua visita, viu?
      Será sempre uma alegria pra mim recebê-la!
      Temos que olhar para as ofertas e pensar: "Vou msm fazer uso?", "Não é pq esta num ótimo preço que comprarei em exagero!"
      Ou seja, aproveitar as ofertas com sabedoria, não é msm?
      É, sim, perder frutas??? De jeito nenhum!
      Tbm opto pelos bolos, doces, geléias e... ah, estou fazendo uns textes por aqui e se der certo, logo estarei compartilhando com vcs, tá, amiga?
      Bjs e Meu Doce Lar tbm é seu, viu?

      Excluir
  24. Comadre, amei o texto inicial, que otima definição eim! Eu penso que tudo isso, tem a ver com a missão que o Senhor nos deu... mulher virtuosa... enfim, que Deus nos conceda sabedoria tds os dias! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      E que a mulher virtuosa seja nossa inspiração diária!
      Bjão!

      Excluir
  25. Comadre, amei o texto inicial, que otima definição eim! Tbm faço compra semanal. Fiquei surpresa com a dica 2 rsrs vou experimentar. Aqui na feira vendem folhas ou outros vegetais em porções em saquinhos eu costumo congelar pra não perder isso e outras coisas como pimentão, salsinha, além daquilo que é de costume de tds. Eu penso que tudo isso, tem a ver com a missão que o Senhor nos deu... mulher virtuosa... enfim, que Deus nos conceda sabedoria tds os dias! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      E que a mulher virtuosa seja nossa inspiração diária!
      Bjão!

      Excluir
  26. Neste post existem várias dicas sobre economia doméstica;

    http://empregodinheiro.com/2012/08/economia-domestica.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, boa tarde!
      Super obg pela contribuição!
      Vou fazer uma visitinha.

      Seja sempre bem vindo ao Meu Doce Lar e que Deus mto o abençoe!

      Excluir
  27. Gostei muito do seu blog e principalmente das dicas de economia.
    Convido vcs pra conhecer o meu: http://crentesvirtuosas.blogspot.com.br/, que está em fase de criação, mas tb tem dias de culinária, e outras coisas interessantes. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélia, seja mto bem vinda ao Meu Doce Lar!
      É um grde prazer recebe-la e uma alegria imensa saber que gostou do meu cantinho, pelo qual tenho mto amor!!!

      Obg pelo convite e estou indo conhecer o seu cantinho tbm, ok?
      Bjs e que Deus mto a abençoe!
      Sucesso com o blog!

      Excluir
  28. J.Z. MAGAZINE- www.jzmagazine.com.br

    A dica de economia domestica é o chamado bom e barato, esse que dá resultado.

    ResponderExcluir
  29. Geralmente se fala muito em economia domestica, mas a grande verdade mesmo é que para quem é dona de casa sabe que milagres não existem, mesmo que se troque marcas, diminua aqui, ou ali, milagres não existem.

    O que pode existir sim é o que se chama de cooperação entre todos aqueles que moram na mesma casa. Cooperação no sentido de quando passar por um cômodo apagar a luz, assim se economiza energia elétrica; quanto as sobras de comida, não jogar fora, mas quando perceber que os pequenos volumes de sobrinhas estão aumentando, buscar inventar algum prato para aproveitar essas pequenas sobras, e assim também fazer uma coisa diferente na alimentação; para aquelas regiões em que se possue caixa d´água nas casas, durante a madrugada desligar o registro de água, assim os pequenos vazamentos que porventura tenha, cessam durante a madrugada, e assim se economiza na conta de água também.

    Ou seja, pequenas atitudes no dia a dia que muitas vezes fazem a diferença no final do mês.


    J.Z. MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br
    “Onde a sua economia é nossa maior satisfação”

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias