Arroz branquinho e soltinho? Vejam como eu faço!


Boa noite, comadres!!!

Considerando que tenho muitas comadres culinaristas de primeira categoria (como a Jussara, a Rosinha, a Andréa, a Ana e etc), ando arriscando sempre que posto receitinhas, dicas culinárias e afins... (rs*)
Masssssssssss... partindo do princípio de que cada uma de nós, mesmo não sendo mestras no assunto, tem suas diquinhas, acho válido compartilharmos, concordam comigo?

Até há uns dois meses atrás, eu costumava preparar o arroz na panela elétrica. Acontece que ela estragou, estava fora da garantia e assistência técnica não se acha fácil por aqui, precisei voltar à cozinhar o arroz na panela convencional.
Não é tão prático quanto, mas o arroz fica excelente também!

Então, vamos à meu jeitinho de preparar o arroz de cada dia:


Meu Doce Lar
* minha medida para duas refeições (somos em três pessoas, em casa) são 3 copinhos desses*


Meu Doce Lar
* meço 3 copinhos de água e coloco pra ferver, previamente *



Meu Doce Lar
* despejo o arroz na água fervente e mexo por uns 15 segundos *



Meu Doce Lar
* retiro do fogo, lavo bem e deixo dar uma secadinha *



Meu Doce Lar
* refogo com o temperinho que uso diariamente, como sal, alho, óleo *



Meu Doce Lar
* despejo água em temperatura ambiente até cobrir completamente o arroz *



Meu Doce Lar
* quando a água seca, coloco mais. Mas tomo o cuidado de não cobrir muito *



Meu Doce Lar
* aqui, ele prontinho para ser degustado. Comadres, por mais que eu tenha tentado, não consegui tirar/editar a foto de maneira que ficasse fiel ao quanto o arroz fica soltinho. Mas é testar pra ver! Fica soltinho e branquinho!!! *

O arroz branco, esse nosso companheiro de todos os dias, é delicioso e também de um valor nutricional bastante relevante.
Pesquisando, encontrei aqui informações sobre ele: vocês sabiam que ele é um super aliado para o alívio da indigestão, diarreia, náusea, problemas de pele e até pressão alta? Bacana, né?

Mas me contem: como vocês gostam de preparar o arroz?

Tenham uma noite linda e abençoada!
"A voz que você honra, revela teu caráter e inteligência!"(Mike Murdock)

Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira


42 comentários:

  1. Interessante. Vou tentar fazer assim
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Qdo aprendi a fazer arroz, amiga, foi daquele jeitinho convencional.
    Depois tentei desse jeitinho e amei!!!
    Depois me conta se gostou, tá?
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga! Obrigada pelo carinho de sempre! Quanto ao arroz faço um pouco diferente, refogá-lo comtemperinho é tudo de bom, né?! O Tiago está numa fase de curtir arroz um monte! Além de comer no almoço, aproveito as sobrinhas para fazer um risotinho! Bjo querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmmmm... risoto é sempre bem vindo aqui em casa - prático, saboroso...
      Pelo jeito ele se alimenta bem. Glória à Deus, né, amiga?
      Um bjão!

      Excluir
  4. Boa noite amiga querida.
    Muito obrigada por ter citado meu nome, embora nem me ache isso tudo... Rsrs.
    Confesso que nunca fiz arroz desta maneira, mas vale a pena experimentar. Estamos sempre aprendendo uma forma nova de fazer as coisas, não é mesmo?
    Obrigada por partilhar.
    Tenha um maravilhoso restinho de semana!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiiiiiiiii..., vc cozinha mto bem, sim. E mto bem!
      Sou fã da sua culinária: saborosa, econômica, prática!
      Se experimentar, depois me conta, tá?
      Bjs, querida!

      Excluir
  5. Nossa bem diferente esse jeito de fazer arroz, gostei, vou testar amiga, bjs
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minha amiga! Paz e bem!
    Uau...que dica maravilhosa!
    O meu arroz não fica tão soltinho assim, amei sua dica vou fazer assim,
    vivendo e aprendendo, hehehe!
    Sou uma eterna aprendiz, amo tudo que se refere a culinária e a dicas de
    casa, cozinha e beleza não dar pra dispensar, rsrs.

    Obrigada pelo carinho, amei conhecê-la mesmo sendo pelo mundo virtual,
    vc é super iluminada e especial e mora no meu ♥!

    Fique com as bençãos de nosso bom e poderoso Deus!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga! Oaz e bem pra vc tbm!
      Olha a minha responsabilidade... (rs*)
      Depois me conta se gostou, tá?
      Tbm amo ler sobre esses tipos de assuntos!
      Sou eu quem agradece e tbm amei conhecê-la, pois vc é uma benção e uma querida!
      Vc tbm mora no meu coração, amiga, de verdade.
      Um bjão!

      Excluir
  7. Hummmm que delicia... não faço assim mas, vou tentar simmmm!!

    beijos e obrigada por compartilhar com a gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Combinado, amiga, depois conta se deu certo pra vc, tá?
      Amo compartilhar e mtas outras coisas legais estão por vir, viu!
      Espero que goste sempre! :-)
      Bjão!

      Excluir
  8. Oi Karin bom dia querida!!
    Nossa que diferente seu jeito de fazer arroz, gostei viu e vou tentar e depois te conto.
    Eu também faço um arroz diferente, mas primeiro quero experimentar o seu.
    Bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, minha linda!
    Tá, depois não se esqueça de me contar, viu?
    Qquer dia deses, compartilha com a gente seu jeitinho de fazer arroz?
    Bjs e fique com Deus tbm!

    ResponderExcluir
  10. Amiga seu arroz é tudo, um arrozinho de mãe, simples e delicioso, adorei as dicas, arrasou !!!, bjs, Ana ;).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga, até fiquei emocionada aqui... :-)
      Deus abençoe, viu!
      Bjs!

      Excluir
  11. Karin, tudo bem?
    Adorei nunca tinha visto desse modo, vou testar amei a dica.

    Bjs
    Dekoratie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, puuuuuuuuuxa, qto tempo!
      Que alegria revê-la!!!
      Testa e depois me conta se gostou, tá?
      Bjão!

      Excluir
  12. Boa tarde querida comadre
    adorei a dica, não fico um dia sequer sem comer arroz,
    acho que ele combina com tudo.
    beijinhos tenha um fim de tarde abençoado.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, minha linda!
      Pois é, um arrozinho branco é msm uma benção, né?
      Que bom que gostou!!!
      Bjs e Deus abençoe!

      Excluir
  13. olá Karin boa tarde,ótima dica do arroz sempre estamos aprendendo algo novo bjs e obrigada por ter mencionado o meu nome Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, amiga.
      Estava com tantas saudades de vc!
      Bjs e fica com Deus!

      Excluir
  14. Karin, eu faço arroz igualzinho a minha mãe faz! Impressionante como a gente aprende, cresce, casa e faz tudo como nossa mãe fazia, hahaha
    Eu refogo o arroz sem água no alho com um pouquinho de cebola ralada, só depois jogo a água por cima. Marido aqui em casa não gosta muito de temperos, portanto é só o básico mesmo. Fica soltinho, mas ás vezes, se fizer com pressa e deixar o fogo alto, ele fica um pouco grudadinho!
    Um dia eu tento a sua dica,
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, sabe que qdo me casei tbm fazia assim? Aprendi com minha mãe tbm.
      Mas curiosa como sou, dei um jeito de fazer outros testes e gostei mto! :-)
      Tenta, sim, e depois me conta se gostou, tá?
      Bjs!

      Excluir
  15. Sinto falta da minha panela eletrica de arroz...tao pratica...Vou experimentar seu metodo! Bjo

    ResponderExcluir
  16. Carla, minha flor, pois é... a minha tbm era uma mão na roda!
    Mas enqto não decido se compro outra ou não, vou me divertindo com esse método. :-)
    Experimenta, sim, e depois me conta, ok?
    Bjão!

    ResponderExcluir
  17. Adoro arroz e marido adora macarrão, acabo fazendo os dois pra agradar todo mundo! Então amiga sobre a fralda aqui na minha cidade não vende daquela marca, aquelas eu recebi, ao menos não vazou a noite,mina filha tb está usando só para dormir, estamos ensaiando o desfralde,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, aqui em casa tanto um qto o outro agrada à todos.
      E vc já experimentou fazer os 2 juntinhos??? Pode ser um macarrão alho-óleo com arroz ou msm macarronada. Fica de-li-ci-o-so!
      Ai, essa fase do desfralde não é fácil, viu!
      Bjs!!!

      Excluir
  18. Oi Carla,

    Estou passando aqui para conhecer seu blog,
    Eu nunca fiz arroz assim, faço do modo mais comum, primeiro frito o alho ou quando estou compressa aquele temperinho Meu arroz (cai bem igual uma luva), depois frito bem o arroz e adiciono a água.Meu arroz acaba saindo soltinho, mas o do marido é muito melhor!

    Beijocas
    vidadaguidi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ingrid, sinta-se à vontade, querida!
      No início do meu casamento, tbm fazia esse. Mas e quem disse que não sou curisoa e vivo inventando moda?! :-)
      Ah, já usei esse temperinho e gostei mto, mas tenho evitado o máximo que posso industrializados por ter um bebê de 2 anos, sabe?
      Se fizer, me conte depois, tá?
      Bjs e seja sempre bem vinda ao Meu Doce Lar!

      Excluir
  19. Karin, feliz ano novo, muita sorte, saúde e paz, bj

    ResponderExcluir
  20. Eu faço exatamente como a Elza.
    Mas adorei a dica e é claro que pretendo testar.
    Qto aos benefícios do arroz, eu sabia que é bom contra a diarreia. Agora essa da pressão alta é novidade pra mim. Vou dar mais arroz pro meu marido, kkk

    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E dá-lhe arroz p/ o maridão!!! Kkkkkkkkkkkkkkkk...
      Pois é, esse alimento é uma benção!
      Vai testar? Depois me conta, tá, amiga?
      Bjs!

      Excluir
  21. Oi Karin, eu ganhei uma panela de arroz elétrica e ainda não experimentei. Vc acredita nisso? kkkkk
    Amei a tua sugestão...
    Bjsssss querida e um FDS bem maravilhoso p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinha, querida!
      Não acredito!!! É tão prática!
      Mas deixa eu te contar uma coisa: com a panela elétrica só consegui fazer com que o arroz ficasse realmente soltinho utilizando minhas medidas e não a que ela propõe. Atente pra isso, ok?
      Bjs e um FDS maravilhoso pra vcs tbm!!!

      Excluir
  22. Arroz é o acompanhamento para qualquer prato ,ótima dica.
    http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Seja mto bem vinda, Cris!
    Concordo em gênero, nº e grau!
    E fico feliz que tenha gostado da dica!
    Bjs e venha sempre que puder me visitar, tá, será um prazer recebê-la!

    ResponderExcluir
  24. Hola Karen yo adoro el arroz en todas sus formas , lo malo que engorda je je

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Los carbohidratos son la base de este alimento, no es así?
      Y se necesita una gran cantidad de peso para ponerlo en el plato, neh, amiga? (rs *)
      Besos y abrazos!

      Excluir
  25. Fiz o arroz desse jeito amiga, ameiiii!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez? Gostou?
      Então fico feliz de poder ter ajudado, amiga, nem imagina o qto!
      Bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias