Minha receita de "Bolo de Maçã" e muita conversa na cozinha...

Estão sentindo, comadres, um perfume de maçã e canela no ar?...
Acabei de tirar meu bolo de maçã do forno e, acreditem, está uma delícia!
Vejam, fotografei com muito carinho (e nenhuma habilidade fotográfica AINDA! rsrsrs...) pra vocês:


Meu Doce Lar



* essa toalhinha de crochê faz parte de um conjuntinho com mais três, que gosto de usar como joguinho-americano quando recebo algumas amigas ou irmãs da igreja para um chazinho da tarde.
Foram feitas pela minha mãe. Tenho saudades do tempo em que ela podia crochetar... Ela se distraía tanto! Ainda vou mostrar pra vocês coisas lindas que ela fez.
Que a minha avó (hoje falecida. Ai, que saudades...) e minha irmã fizeram também.
É, tenho mulheres de mãos abençoadas nesta família, viu... *

Entre os ingredientes, vocês não encontraram leite. É que a maçã, vocês sabem, desidrata e libera água. O bolo fica fofinho e molhadinho.
Ah, e é delicioso quando provamos um pedaço porque sentimos tanto a textura da massa quanto os pedacinhos de maçã, que ficam tão macios... Hummmmmmm...

Vamos à receita?
Coloquem seus aventais, uma  música relaxante pra tocar e vamos nos aventurar nesta receitinha simples e saborosa - mãos à massa!!!

Meu Doce Lar


* vejam como fica a textura da massa: fofinha e molhadinha! *

Ingredientes:
6 maçãs pequenas ou 5, maiores (descascadas e picadinhas. Separamos as cascas para liquidificar)
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 copo (americano) de óleo (usei o de girassol, mas é opcional)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitadinha de sal
farinha de rosca para polvilhar a assadeira
margarina para untar a assadeira
açúcar de confeiteiro (para cobrir o bolo. Uso o caseiro, comadres. Como uso pouco, não acho necessário comparar. Sabem como fazê-lo? É tão simples: liquidifico 500g de açúcar refinado - refino o cristal no liquidificador - com 3 colheres (sopa) de amido de milho. Prontinho, aí está o seu açúcar de confeiteiro!!!)
fatias de maçã (para finalizar)

Preparo:
Gosto de fazer um creminho primeiro, liquidificando as casacas de maçã, os ovos e o óleo. Juntamos o açúcar e a farinha, que vamos adicionando aos poucos.
Em seguida, transferimos tudo para uma tigela, acrescentamos as maçãs picadinhas e mexemos com muito amor e jeitinho, trabalhando a massa.
Neste ponto vocês vão pensar: "Ai, será mesmo que vai dar certo?" Vai, sim!
Agora, preaquecemos nosso forno em temperatura média, untamos e enfarinhamos a assadeira, dispomos a massa e levamos ao forno por, mais ou menos, uns 30 minutinhos.
Preparem-se para o cheirinho delicioso inundando suas cozinhas, viu!
Ah, e não se esqueçam: liguem suas cafeteiras ou preparem seus coadores de café e passem aquele cafezinho para acompanhar. Delícia das delícias!!! Café e bolo de maçã se conversam perfeitamente! Chá também, claro!
Depois de pronto, polvilhe o açúcar de confeiteiro (veja uma sugestão graciosa, abaixo), finalize com fatias de maçã e... bom apetite!

Sugestão:
Quando vou polvilhar o açúcar de confeiteiro, gosto de sobrepor recortes de papel sulfite em diversas formas. Às vezes de corações, outras de flores. Mas o que mais gosto de fazer mesmo é de sobrepor recortes com as letras "J", "G", "K" - Julio, Gabriel, Karin (meu marido, meu filho e euzinha aqui!)

Não deixo faltar maçã aqui em casa, tanto para a saladinha de frutas, docinho para o meu filho (maçã refogadinha com canela até formar uma massinha - uma delícia!), quanto para quando vou preparar arroz agridoce e etc.
Ela é beneficamente riquíssima, né, comadres? É antioxidante, tem muitas fibras, previne/combate o colesterol até reduz o risco de inúmeros cânceres! Vejam só!

Vamos conhecer juntas mais benefícios desta fruta saborosa, linda e cheirosa???

Espero que tenham gostado da receita!

Me contem: costumam fazer bolo de maçã?
Como é a receita de vocês?

Tenham um lindo e perfumado final de semana - com cheirinho de maçã!

Deus abençoe!

Bjs!
Karin Filgueira

58 comentários:

  1. oi Karin,sobrou uma fatia para tomar com um cafézinho,bolo tudo de bom bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, vindo de vc é mais que um elogio, minha Rosinha!
      Rsrsrs... Infelizmente, não sobrou, não, mas na próxima vez que fizer prometo guardar pra vc, viu!
      Bjs e obrigada, querida!

      Excluir
  2. O cherinho do deu bolo está vindo aqui...rs
    Deve ficar delicioso, hein?
    Vou fazer depois volto para contar com ficou
    Lindo final de semana
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verena, minha linda, olá!
      Rsrsrs...
      Fica, sim, mto saboroso.
      Tá, combinado, então, querida.
      Bjs!

      Excluir
  3. Olá flor!
    Deu água na boca!
    Nunca fiz bolo de maçã aqui em casa, pessoal só quer de chocolate, milho e mandioca.
    Vou mudar qualquer hora.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Bjão

    Blog: Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, linda a nova foto do perfil, amiga!
      Faz, sim, eles vão amar!
      É bom experimentar novas receitas!
      Bjs!

      Excluir
  4. Huuuuuuummmmmm me deixou com água na boca! rsrs
    Adoro fazer bolo! Vou tentar essa receita!

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. huum, parece estar uma delicia. Amei a receita.
    bjuu

    ResponderExcluir
  6. Hummm...o cheirinho veio aqui!! Amo bolo de frutas!!
    Um lindo final de semana!!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra nós, um lindo final de semana!
      São gostosos, né?
      Dia desses peguei uma receita de bolo de pêra no blog da Rosinha, Cozinhaterapia. Vou fazer por esses dias.
      Bjs!

      Excluir
  7. Yo hago un bolo bien parecido Karin ,, muhh me recordó que estoy haciendo dieta snif,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... Xiiiiiiiiiii...
      Así que nada más sacarlo de la dieta, tiene que hacer!
      Besos!!!

      Excluir
  8. Oi Karin,
    Karin querida vc pode ate não ter habilidade com as agulhas mas tem uma habilidade na cozinha.Se eu morasse ai pertinho ia troca umas aulas.Te ensinava crochê e vc me ensinava a cozinhar.Menina , sou uma negação da cozinha.Ate pra fazer bolo de caixinha eu sofro(rsrsrrs).Enfim, nada melhor que bolinho com uma xicara de chá ou cafezinho.Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Saron, querida, puxa, obrigada!!!
      Gosto de cozinhar, sabe, de aprender - tenho mto o que aprender ainda - pode acreditar!
      E sabe o que eu queria: que todas nós fôssemos vizinhas no real tbm - ia amar!!!
      Bjs, amiga!

      Excluir
  9. Me parece delicioso.Nunca fiz bolo ou torta de maçã.vou tentar.Tenha um domingo lindo.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo maçã, Arlete, tanto que vivo inventando coisas com essa fruta.
      Faz depois me conta, tá?
      Bjs!

      Excluir
  10. Uuum amiga que delicia esse bolo me lembra aqueles filmes bem família,
    Ja anotei a receita!!
    Bjoos e um domingo lindo!
    decorehouse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... Ficou com uma carinha boa, né?
      Faz, sim, depois me conta!
      Bom apetite!!!
      Bjs!

      Excluir
  11. A toalhinha esta lindinha tem habilidade sim viu,
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindinha, né?
      Mas essa, amiga, quem fez foi minha mãe. Eu ainda estou aprendendo, sabe, estou nos primeiros pontos.
      Mas chego lá, né?
      Lindo domingo pra vc!

      Excluir
  12. Eu nunca comi bolo de maçã.
    Esse ficou tão lindo que deu vontade de experimentar.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!
      O próximo que eu fizer, deixo um pedaço pra vc, tá? :-)
      Bjs!!!

      Excluir
  13. Menina, ainda não havia observado esta flor no seu cabelo, linda e azul, perfeita, amei.
    Este bolo é D+, aqui na casinha marido só quer saber dele agora.
    Um finalzinho de domingo abençoado.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu, só? :-) Resolvi colocar a fotinho. Estava faltando, né? Que bom que gostou!!!
      Faço num dia, no outro cedinho já não tm mais - meu marido e meu filho se esbaldam tbm!!! Rsrsrs...
      Pra nós!
      Bjs!

      Excluir
  14. Eita! Daqui estou sentindo o gostinho.
    Nunca fiz bolo com maça.
    Mas vou fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, preciosa... rsrsrs... Cheiroso, né?
      Nunca fez? Pois já pra cozinha!!! Vc vai amar!!!
      Bjs!

      Excluir
  15. Oi amiga, como você está? Este post está maravilhoso, fiquei até com água na boca... rsrsrsr
    Estava com saudades de você, mas vi que essa semana você visitou o blog. Sobre o layout, eu mesma fiz, separei algumas ilustrações que algumas colegas blogueiras disponibilizam grátis e montei no picmonkey (é tipo photoshop virtual). Que bom que você gostou, acho que o outro não combinava muito com o titulo... E como está o pequeno Gabriel? Espero que bem. Boa semana para você, beijos para o pequeno Gabriel e para vc tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, graças à Deus, e vc? Tenho sentido saudades também, amiga.
      Puxa, que mão que vc tem p/ layouts! Ficou lindo, parabéns!
      O Gabriel está bem também, graças à Deus. Cada dia mais esperto, inteligente e... peraltinha! Rsrsrs... Acabamos de chegar do aniversário do priminho dele, o Matheus - fez 6 anos. O Gabriel se divertiu muito! Pulou no pula-pula, brincou de pescaria, etc. Amou!!!
      Uma linda semana pra nós, amiga!
      Bjs!

      Excluir
  16. Karin querida que bolinho mais fofo, linda receita, bjs e uma semana abençoada p/ vc, Ana ;).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc disse, me sinto lisonjeada!
      Obrigada, viu!
      Uma abençoada semana pra nós, querida!
      Bjs!

      Excluir
  17. Amiga não sabe como eu fico feliz de saber que ajudei!!
    Bjoos a vc.
    Te amo ta.
    decorehouse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudou e muito!!!
      Pra vc também.
      Também te amo, amiga. Muito!
      Bjs!

      Excluir
  18. Boa noite querida amiga Karin, está com uma aparência divina esse bolo. Se uma hora eu testar a receita te conto. Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
  19. Oi flor, acho que tá querendo me engordar kkkkk Parece ser um delicia, qualquer dia desses vou te tentar!
    tatty
    Bjos
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... Testa, sim, vc vai amar!
      Prepare-se pra ficar viciada neste bolinho!
      Bjs!

      Excluir
  20. Hum! Parece delicioso!
    E a foto ficou boa sim, a toalhinha é um charme ;)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, amiga, obrigada, viu? Fico tão insegura com essas fotos que tiro...
      Bjs!

      Excluir
  21. Deu água na boca!!! vou ter que fazer no fim de semana hehehehe
    beijinhos querida!
    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... que bom que gostou, Dani!
      Faz, sim, depois me conta se gostou, tá?
      Bjs!

      Excluir
  22. Esse é um dos meus bolos preferidos... Huuuuuuuuuummmmmmmmm!!!
    Aproveito a oportunidade para te convidar a visitar o meu Blog.
    Lá as postagens são diárias(ou sempre que possível), e tem de tudo um pouco: Receitas, Dicas, Artesanato...
    Não sei bem porque, mas não consegui ser sua seguidora... Prometo tentar em outra ocasião, pois achei o seu Blog O Máximo :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia, querida, seja bem vinda ao Meu Doce Lar!
      Delicioso, né?
      Obaaaaa... vejo que seu blog tem tudo o que gosto!
      Deve ter sido momentâneo - problemas na plataforma, certamente. Combinado!
      Obrigada pelo carinho e seja sempre bem vinda, viu!
      Bjs!

      Excluir
  23. Karin
    que delicia, nossa amei
    vou fazer no fds, espero que de certo hauhauhua

    Bjs
    "Dekoratie"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz, sim, depois me conta, tá?
      Vai dar certo, sim, é bem facinho.
      Bjs!

      Excluir
  24. Olá Karin.
    Que belo bolinho de maçã. Adoro doces com fruta, e este bolo está demais.
    Bem húmido, como eu gosto.
    Gostei deste seu cantinho e ja sigo.
    Beijinhos
    Alice
    http://mimosdemae.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, que prazer recebê-la!
      Frutas são saudáveis, não é mesmo. Assim, sempre que pudermos acrescentá-las às nossas receitinhas é válido, não acha?
      Amei sua visita, obrigada pelo carinho e me espere, claro, no seu cantinho também!
      Bjs!!!

      Excluir
  25. Que delícia de bolo! Adoro... Faço um parecido. Gostei da toalhinha...
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz? Imagino que deva ser uma delícia!!!
      Minha mãe quem fez, amiga!
      Bjs!

      Excluir
  26. Boa noite Karin
    Que delicia de receita.
    Uma linda noite para você!
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida!
      Obrigada pelo carinho e pela visita, viu.
      Bjs!

      Excluir
  27. Que delícia Karin,
    Adoro maça...e bolo então! Hummm
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmmmmmm... Já fez desse?
      Se não fez, amiga, faça - você vai amar!
      Bjs!

      Excluir
  28. Olá amiguinha, devemos aqui uma visita, para agradecer o carinho no nosso cantinho.
    Estamos curiosas em experimentar esta receitinha . Deve ficar muito saboroso este bolo!
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos de Portugal
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, queridas!
      Obrigada pela visita e pelo carinho - sejam sempre bem vindas!
      Beijinhos do Brasil!

      Excluir
  29. Adoro seu bloguinho miguxa karin...É tanto carinho que encontro neste cantinho virtual que é impossível visitar 1 vez só... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda, por seu carinho!
      Sempre será um grande prazer recebê-la, viu!
      Fique à vontade porque Meu Doce Lar também é todo seu!
      Bjs em seu coração!

      Excluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias