Projeto Minimalize! - Estratégias


Comadres, bom dia!
Mais um post do Projeto Minimalize!
Estou iniciando no projeto, aqui em casa, e já vejo as mudanças acontecendo. Sei que aos poucos e no decorrer dos dias, cumprindo o Projeto a risca, obterei melhores resultados. E assim será com você, também, que aderiu.

No menu superior "Contato", vocês verão meu e-mail para PVT, para o caso de optarem falar comigo mais privativamente.
Logo que postei o lançamento do Projeto, começaram a chegar alguns e-mails com perguntas do tipo: "Os posts do Projeto não são sequenciais? Por quê?"
Respondi a comadre-leitora e responderei aqui, para quem queira também saber:

Não, os posts não serão sequências porque existem uma série de assuntos que ainda quero abordar e preciso ir intercalando. Também porque é uma forma de não ficar "cansativo". Outro motivo: porque assim temos mais tempo para ler/trabalhar encima de cada tópico postado.

Chegaram, também, e-mails de testemunhos de comadres-leitoras que aderiram ao Minimalismo e como ele mudou a suas vidas. Uma delas, testemunhou em poucas e objetivas palavras. Seu nome é Andreza:
"O Minimalismo mudou a minha vida, a minha casa, meu modo de pensar e até meu modo de ver o mundo. Nunca mais fui a mesma. Hoje sou mais feliz, leve e amadurecida!"
Relatos como esses motivam, né, amadas?

Então vamos, nós, para mais um tópico!

Quando me chegou as mãos o "Guia Rápido para simplificar a Vida", de Rita L. Domingues, do The busy Woman and the Stripy Cat, da qual já falei aqui, devorei em poucos minutos. Depois, reli e fui digerindo aos poucos. Excelente! O Minimalismo tratado minimalisticamente, em poucas e palavras. Era tudo o que precisava para me sentir estimulada a me iniciar nele.
À propósito, você pode conseguir o Guia fazendo o download no blog dela, esse acima.

À partir da minha leitura, decidida a me iniciar no Minimalismo, fiz minha resenha (nota: amo resenhar tudo o que leio e, posteriormente, postarei minhas resenhas, ok?) do Guia incorporando a ela minha adaptação pessoal.
Quando criei o projeto, já pensava em trazer essa minha resenha para socializá-la com vocês. Aliás, diga-se, ela é o ponto-chave.
Vamos a ela, então?

Estratégias para iniciar-se no Projeto:

Somos, culturalmente, ligados ao consumismo/materialismo, o que torna dificílimo nos desapegarmos. E se por um lado ele é a parte mais complicada de se encarar, é a inicial/fundamental para se ter sucesso nesta empreitada!
Coragem, vamos adiante...


Estabelecendo Objetivos: o que nos leva a simplificar as nossas vidas? Disponibilizar mais tempo para o que realmente é importante/vital pra nós, como nos cuidarmos, termos mais tempo para nossa família, enfim? O que pretendemos com este estilo de vida mais simples? Ser mais focados em nossas metas para nos sentirmos mais prósperos em nossos projetos, por exemplo. Aqui, devemos escrever e deixar a vista o que pretendemos realizar – será apenas destralhar um armário? Ou pretendemos incorporar o minimalismo como filosofia de vida, de repente?

Precisamos ser seletivos, definir o que é realmente importante pra nós, o que nos trás felicidade. E a partir disto, traçar um Plano de Ação (escolha um objetivo e transforme-o num projeto. É importante se trabalhar num por vez e dividi-lo em pequenos passos, como, por exemplo, quando formos organizar as fotografias, devemos nos desfazer sem dó daquelas feias/desfocadas/repetidas e organizá-las num álbum. Quanto as digitais, o processo é o mesmo, para depois organizá-las em uma pasta/sub-pastas por ordem cronológica, ou nomes, etc), trabalhando por áreas específicas, como:

* Finanças
* Roupas
* Rotina Diária
* Computador
* Internet
* Livros, Revistas, CD's, DVD's
* Fotografias
* Papéis
* Divisões da Casa

Leia-se: é fato que trabalhar no processo simplificativo leva tempo. Geralmente, muito tempo. Mas é comprovado o tempo que se ganha depois!
Estabelecer uma Data para o processo de destralhamento é importante. É preciso agendar conforme nossa disponibilidade de tempo.
Dar a Conhecer aos Outros sobre Nossos Objetivos, porque essa é ainda a melhor forma de nos responsabilizarmos com nossas tarefas.

No próximo post, trataremos das áreas específicas de trabalho listadas, acima: Finanças, Roupas, Rotina Diária...

Aguardo vocês!

Deus abençoe!

Feliz quinta-feira!
Karin Filgueira         





4 comentários:

  1. olá Karin,bom dia estou lendo com atenção esses post,bjs Rosinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mto feliz, Rosinha, querida! De coração! Elaborei o projeto com carinho à partir do que venho analisando. Estou pesquisando bastante o assunto. Faz, realmente, toda diferença em nossas vidas. Vamos juntas! Deus abençoe! Bjs!

      Excluir
  2. Adoro projetos que incentivam a alegria e a leveza de viver! Vou abraçar esta causa!
    Parabéns pela iniciativa, karin!

    Beijos,

    Éricca.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, miguxa! Fico feliz que tenha gostado do Projeto e ainda mais pq estará comigo nele! Deus abençoe e sucesso pra nós! Bjs!

    ResponderExcluir

Olá, comadres, gostaram do post?
Comentem; fiquem a vontade!
Ficarei muito feliz!!!

Bjs!
Deus abençoe!
Obrigada pela visita e sejam sempre muito bem vindas!
Karin Filgueira

Direitos Autorais

As imagens aqui postadas são próprias ou coletadas pela internet. Tendo conhecimentos autorais, credito. Caso você conheça o autor de determinada imagem que não esteja creditada, agradeço se me informar, pois terei o maior prazer de dar os devidos créditos. Obrigado.
"A mulher sábia edifica a sua casa." (Pv14.1)

Arquivos

Categorias